ACC divulga “Nota Fiscal do Bem” na Secretaria da Saúde; saiba como ajudar

Voluntários da ACC (Associação de Combate ao Câncer) de Marília fizeram um “pit stop solidário” na Secretaria Municipal da Saúde. O grupo tem percorrido empresas e locais com grande concentração para divulgar o “Nota Fiscal do Bem”, uma iniciativa dentro do programa Nota Fiscal Paulista para beneficiar entidades cadastradas.

O contribuinte/consumidor mais atento já percebeu que as urnas para depósito da nota fiscal em prol de entidades praticamente desapareceram das lojas e supermercados. O motivo é o novo sistema que a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo criou para destinação dos créditos a instituições.

Agora, explica o voluntário Antônio Carlos Valderrama, quem deseja colaborar precisa entrar no site www.npf.fazenda.sp.gov.br, indicar a entidade que deseja beneficiar e optar pela doação de cupons com CPF de forma automática. O contribuinte irá escolher, no sistema, um período (até um ano) para a transferência automática.

Dessa forma, toda vez que fizer uma compra e informar o CPF, o crédito será reservado para a entidade indicada. “O que a maioria das pessoas não sabe é que o cálculo do valor restituído, no caso das entidades cadastradas, é diferente do cidadão. Para a pessoa, retorna centavos. Já para a instituição pode ser um valor bem significativo”, explica Valderramas, que participou da ação na Saúde acompanhado do voluntário Mauro Marques da Costa.

Isso acontece porque o número de pessoas físicas cadastradas para receber os créditos é infinitamente maior do que o total de entidades. Assim, o rateio entre os participantes do programa permite às entidades acesso a um volume maior de recursos.

Para facilitar a compreensão da população, a ACC elaborou um folder impresso, que explica o passo-a-passo para a doação, usando o site. Os voluntários acreditam que a adesão ao novo sistema é fundamental para elevar as doações, bem maiores na época em que os cupons eram recolhidos nas urnas e digitados um a um, pelas entidades.

A visita na secretaria da saúde foi aprovada pelos funcionários. O assessor de projetos Luis Henrique Fernandes Pereira destacou a importância da informação ser difundida. “Ás vezes, muita gente não está cadastrada por achar que o retorno é pequeno e não compensa. Para as entidades, como a ACC, faz muita diferença”, alerta.

Mais informações sobre a “Nota Fiscal do Bem’ podem ser obtidas pelo site www.accmarilia.org.br/nota-fiscal-do-bem. O telefone da entidade é o 3454-5660.

 

Foto: Divulgação

 

Servidores da Saúde participam da campanha proposta pela ACC para elevar doações dos créditos do programa NFP

 

Facebook Email