Biblioteca Municipal de Marília tem vários programas permanentes

Pensando na concepção da “Biblioteca Viva”, que oferece programas e ação cultural para todas as idades, tendo como proposta ser uma biblioteca de pessoas, disponibilizando literatura atualizada, em um ambiente inovador e acessível, apresenta-se a proposta dos Programas Permanentes, visando o aperfeiçoamento e o fortalecimento das práticas desenvolvidas na Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença”, bem como a implantação de novas ações que atendam aos interesses da comunidade mariliense.

Biblioteca Municipal de Marília tem vários programas permanentesAs bibliotecas públicas de um modo geral podem ser visualizadas como espaços sociais planejados, com o objetivo de estimular a formação do hábito de leitura no indivíduo e o seu desenvolvimento pessoal e social, através de atividades e serviços culturais e informacionais. A natureza eclética dos usuários a frequentar esse ambiente, estimula o desenvolvimento de atividades e serviços diversificados.

A partir deste mês de abril a Biblioteca Municipal oferece 13 programas permanentes voltados para os diversos públicos: infantil, juvenil, adultos, idosos e pessoas com deficiência. Todas as atividades têm como o foco principal o incentivo à leitura.  Cada Programa terá a duração de 6 a 12 meses e são realizados semanalmente. Mais informações e inscrições na Biblioteca Municipal, que fica na rua São Luiz, 1.295, esquina com a rua São Carlos.

Os programas oferecidos são: Androidando (informática), Arteterapia, Cinemãe, Espanhol, Espanhol para Pessoa com Deficiência, Hora do Conto, Informática Terceira Idade na Era Digital, Leitura para Gestantes, Pintura para Pessoa com Deficiência, Visitas Monitoradas e Yoga.

PROGRAMA JANELA LITERÁRIA

No primeiro sábado de cada mês, das 9h às 13h, na Biblioteca Municipal acontece o Programa Janela Literária com várias atrações como oficinas artísticas, lançamento de livros, apresentações de música, dança, contação de histórias, exposições de fotografias, desenho, pintura, etc.

CLUBE DE LEITURA LEIA MULHERES

O projeto Leia Mulheres surgiu em 2014 quando a escritora Joanna Walsh propôs o projeto #readwomen2014 (#leiamulheres2014) que consistia basicamente em ler mais escritoras.
Em 2015, Juliana Gomes convidou as amigas Juliana Leuenroth e Michelle Henriques para transformarem a ideia de Joanna Walsh em algo presencial em livrarias e espaços culturais. Um convite a leitura de obras escritas por mulheres, de clássicas a contemporâneas.

Atualmente, são inúmeros grupos espalhados por todo Brasil. Em abril, acontecerá a primeira edição na cidade de Marília. No primeiro encontro, realizado no dia 7 de abril, na Biblioteca Municipal, o livro escolhido foi “Frankenstein” da escritora britânica Mary Shelley. Neste ano, a obra completa 200 anos de publicação, além de ser um clássico da ficção científica.

As Mediadoras são: Ana Xavier – Bacharela em Biblioteconomia e mestranda em Ciência da Informação pela Unesp – Marília. Mediadora do Clube de Leitura Leia Mulheres em Marília – e Raisa Oliveira – Mestranda em Letras na Unesp e professora de Língua Portuguesa na rede estadual. Mediadora do Clube de Leitura Leia Mulheres em Marília.

PROGRAMAÇÃO

Confira abaixo a programação da Biblioteca Municipal para o mês de abril:

Exposição de fotografias “Pioneiros do Teatro Amador de Marília”

Acervo Guilherme Boassali

Apoio: Comissão de Registros Históricos de Marília

Período: Até 30 de abril – Piso 2

Essa Exposição com fotos, livros, publicações e troféus do acervo particular de Guilherme Boassali, com apoio da Comissão de Registros Históricos, mostra a história dos grupos, os destaques, as premiações  do teatro amador em Marília.

 

Mostra de livros e artesanatos indígenas – Piso 2

Período: 07 a 23 de abril de 2018

(Acervos: Biblioteca Municipal e  Museu Histórico e Pedagógico)

 

Exposição de fotos “Cascata: água de beber, sede de viver!” 

Fotos de Ivan Evangelista Junior

Período: Até 30 de abril de 2018 – Piso 3

“No sábado (07/04), na Biblioteca Municipal de Marília, aconteceu a inauguração da mostra fotográfica de minha autoria que tem por título: Cascata, água de beber, sede de viver!

É uma coletânea de fotos sobre a Represa Cascata de Marília que já foi a principal fonte de abastecimento de água potável da cidade. De minha autoria são 80 fotos que marcam momentos de vida da represa, como por exemplo, os movimentos sociais que promoveram dias de limpeza das suas margens, as iniciativas infrutíferas de recuperação e reflorestamento das margens, mostram também a falta de cuidado das pessoas que utilizam o espaço como área de lazer, mas deixam o lixo para trás, fotos da fauna que habita a região, e alguns momentos de luz em que o céu e o espelho d’água se misturam e criam imagens fantásticas.

A expo conta ainda com imagens inéditas que resgatei do acervo da Comissão de Registros de Marília e mostram o início dos trabalhos da instalação da represa quando a região era coberta por vasta área de mata. Para estas imagens mais antigas eu optei por uma técnica de impressão em tecido e deu um resultado visual bem interessante.

Faço o convite para sua visita à mostra que segue até o dia 30 de abril. No local eu deixei um livro de visitas para registrar a presença dos convidados”, afirmou Ivan Evangelista Júnior.

 

Exposição de pintura “Marília” do artista plástico Juraci Neriz e apresentação do vídeo sobre a influência dos livros da biblioteca municipal na sua arte

Período: Até 30 de abril de 2018 – Piso 2

Juraci Neriz, mariliense, alfaiate, autodidata, retrata em seus quadros, óleo sobre tela, aspectos interessantes da história de Marília.

 

Exposição “Lixo vira arte”

Período: 26 a 30 de abril de 2018 – Piso 1

Artista Plástico: Marcelo Rodolfo de Mattos

Abertura: 26 de abril às 10h00

Essa exposição são trabalhos produzidos do lixo reciclado tais como, papelão, jornal, faixas de rua reutilizadas e tintas. A oficina é oferecida aos adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas do Centro Pop Centro Comunitário São Judas Tadeu, objetivando socializar seus  integrantes e trabalhar a autoestima através do fazer artístico.

Biblioteca Municipal de Marília tem vários programas permanentes Biblioteca Municipal de Marília tem vários programas permanentes

 

 

 

 

Fotos: Assessoria PMM

Facebook Email