Comissão de Registros Históricos aprova novo projeto da Biblioteca Municipal

Secretário da Cultura André Gomes recebe Comissão em nova sede da biblioteca e apresenta o planejamento

Na tarde desta quinta-feira (18), membros da Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal estiveram reunidos com o Secretário da Cultura André Gomes e a Coordenadora da Biblioteca Municipal Rosane Fagotti Voss, em sua nova sede. Na ocasião, o Secretário fez uma explanação do projeto global, que envolve as mudanças (física e conceitual) da Biblioteca, bem como o destino do antigo prédio, que agora irá abrigar um grande complexo cultural.

Entre os presentes, o vereador e presidente da Comissão, Cícero da Silva, destacou a importância da preservação da memória que representa o prédio da Avenida Sampaio Vidal. Durante a reunião, além de aprovar as mudanças, as instituições firmaram compromisso de lutar pelo tombamento do prédio e pela restauração da plataforma da antiga Estação Ferroviária como meio de preservar o patrimônio histórico da cidade de Marília.

Para o secretário André Gomes essa reunião foi fundamental para esclarecer os membros da Comissão de Registros Históricos sobre as mudanças propostas.

“Havia por parte da comissão uma preocupação com a valorização da memória presente no histórico prédio da Sampaio Vidal que poderia ser perdida com essa mudança. Pudemos então assegurar a eles que a memória será preservada, já que o prédio mantém intacto as suas características arquitetônicas e ainda vai abrigar uma instituição que é especializada na manutenção da memória que é o Museu Histórico e Pedagógico”, destacou André.

O PROJETO

A Biblioteca Municipal de Marília está de mudança para um prédio novo, moderno e maior do que o atual espaço.  O prédio possui 850m² de espaço livre para trabalhar o conceito de biblioteca viva com várias ações e programas culturais de qualidade, oferecendo melhores acomodações para diversos públicos e idades. Será uma Biblioteca modelo no Estado de São Paulo.

A mudança leva a Biblioteca Municipal a um prédio totalmente acessível, com elevador braile e banheiros adaptados, buscando oferecer espaços fixos para contação de histórias, cursos, oficinas, jogos, RPG, palestras e convivência.

“A nova biblioteca mantém os setores infantis, juvenis, braile e terceira idade, tornando-se um lugar mais adequado à leitura, climatizado, confortável e disponível com diversos serviços; é assim que nossa nova biblioteca vai ficar”, explica Rosane Fagotti, coordenadora da Biblioteca Municipal.

Segundo ela, atualmente as bibliotecas mudaram seu perfil e conceito, “biblioteca não é mais um depósito de livros velhos, desatualizados que efetua apenas empréstimos e atende a pesquisas. É também um lugar de convivência, trocas e aprendizado mútuo”, completa Rosane.

Com a proposta de implementar novos programas, o local possui um espaço amplo para a oferta de atividades e também facilita a captação de verbas nas instituições estaduais e federais, devido à acessibilidade e outras necessidades que as agências de fomento solicitam.

Segundo Gomes, a Biblioteca estava abandonada e esquecida pelos governos anteriores. As paredes com infiltrações, os mobiliários danificados e há 11 anos o município não adquiria um único livro novo para incentivo à leitura. A mudança envolve questões administrativas e técnicas, o prédio da Sampaio Vidal também não possui estrutura para ar condicionado, necessário à conservação do acervo, finaliza.

“Num país onde as estatísticas apontam que o brasileiro não lê, precisamos mudar esse cenário urgente e é isso que a nova administração quer mudar o quadro é urgente e oferecer condições dignas para que o cidadão mariliense tenha uma biblioteca adequada e de referência na cidade e região”, destaca Rosane Fagotti.

O setor braile é, por decreto, unido à biblioteca municipal, porém a atual administração manterá uma biblioteca ramal braile, com uma bibliotecária efetiva no prédio da Avenida Sampaio Vidal para que os usuários da Associação dos Deficientes Visuais – Adevimari (que se encontra instalada no 1º andar desse prédio, desde a última gestão municipal) seja atendida plenamente, sem nenhum prejuízo à leitura, tendo agora duas opções e ofertas de serviços especializados para esse público. “Pretendemos desenvolver o mais breve possível projetos para captar recursos e melhorar essa biblioteca especializada que é referência na região”, destaca Rosane.

É preciso uma Biblioteca viva e pulsante que possa dialogar com os diferentes usuários, trazendo a população pra dentro dela e também indo ao encontro a população. Ela deve ser parte integrante de um programa de incentivo a leitura, que vai se desdobrar em diversos projetos e ações, finaliza o Secretário da Cultura.

Objetivando otimizar a frequência dos espaços culturais da cidade, a nova administração instalará no prédio da Sampaio Vidal, a Secretaria da Cultura, o Museu Pedagógico e também a Galeria Municipal de Artes no mesmo local. Atualmente, esses equipamentos públicos estão em locais separados na cidade e de difícil acesso à população, que às vezes, desconhecem por falta de acessibilidade e visibilidade.

Para o prédio da Sampaio Vidal, o objetivo é tornar-se um grande centro cultural que já abriga o Teatro Municipal e o Museu de Paleontologia, atraindo assim o visitante para uma overdose cultural num mesmo local e oportunizando melhores condições para esse acesso.

A economia de aluguel é de 2 mil reais por mês (atualmente a Prefeitura gasta 11 mil reais com o aluguel dos prédios) e o dinheiro economizado nessa mudança deve ser investido na compra de livros e acervo para os espaços de cultura.

Texto:  Assessoria PMM Secretaria da Cultura

Fotos: Carolina Vernaschi Imamura