Coquetel marca lançamento de Jornal Estudantil da Emef Prof. Antônio Moral

A Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Antônio Moral, localizada na avenida Durval de Menezes, 1.141, no bairro Nova Marília, zona sul da cidade, promoveu na última terça-feira (5) o lançamento do jornal estudantil denominado  “Antônio Moral Notícias”, produzido pelos alunos do 5º ano como parte das atividades de produção de texto – um coquetel para os alunos foi oferecido pela direção da escola.

O diretor da Emef Antônio Moral, Wilson Roberto Batista, explicou que a elaboração do informativo foi decidida no início do ano letivo de 2017, após diálogo entre a gestão escolar e docente do 5º ano.

“No início do ano realizamos uma reunião de planejamento onde foi discutida e estabelecida ações que comporiam o desenvolvimento do jornal estudantil da Emef, que implicasse na valorização da função social da escrita. A professora Elisângela Carvalho Teixeira, abordando como trabalho pedagógico o texto coletivo referente ao gênero textual artigo de opinião, assumiu junto aos seus alunos a tarefa que neste momento se conclui”, disse o diretor.

A professora Elisângela Carvalho Teixeira revelou que, entre outras atividades,  foi promovida uma entrevista coletiva, com um jornalista profissional, Márcio Rogério Martins, onde os alunos puderam ter uma noção do que é o trabalho de um jornalista. “Além disso, esta entrevista contribuiu para motivar e valorizar ainda mais a iniciativa de nossos alunos”.

A aluna Ágata Yasmim Ramos Prando afirmou que o projeto a ajudou a melhorar sua elaboração de texto e serviu para que conhecesse um pouco de como funciona um veículo de informação. “Achei importante o projeto porque hoje estou escrevendo melhor e passei a conhecer um pouco de como funciona um jornal”.

Para o aluno Ryan Franco Mora, a produção deste informativo ajudou a entender também o trabalho de um jornalista e deseja que este trabalho, produzido por ele e seus colegas de classe, possa seguir sendo editado por outros alunos da escola.

“Foi legal aprender como um jornalista trabalha para produzir uma notícia. Espero que este nosso trabalho, esta primeira edição do informático ‘Antônio Moral Notícias’, possa  servir de inspirações para outros colegas e que eles sigam fazendo  o informativo  nos outros anos”, disse Ryan.

Para o secretário municipal de Educação, professor Beto Cavallari, projetos como este são importantes porque valorizam o aprendizado das crianças. “A criança aprende fazendo também e a elaboração deste informativo proporcionou às crianças uma visão mais ampla sobre produção de texto, além de uma noção melhor sobre o funcionamento de um veículo de comunicação. Parabéns a todos envolvidos com o projeto”, afirmou o secretário.

 

 

Foto: Assessoria PMM

Facebook Email