Emdurb divulga programação 2018 das Campanhas Educativas de Trânsito

A Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília) está divulgando a programação 2018 das Campanhas Educativas de Trânsito em Marília, com o tema Minha escolha faz a diferença no Trânsito.

O tema acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) em anos anteriores, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.

A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando à participação de todos para o alcance da segurança viária.

Para Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, esse novo formato representa uma evolução. “Aos poucos as campanhas educativas, que eram limitadas a Semana Nacional de Trânsito, estão sendo estendidas para o ano inteiro. É sem dúvida um ponto positivo, mesmo que tardio, pois já estava previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Acredito, porém, que ainda é insuficiente para alcançarmos as metas de redução de vítimas do trânsito, pois a mudança só acontecerá com educação perene e não apenas com campanhas sazonais”, afirmou.

Segundo o presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça, a Educação para o Trânsito é importante espaço do saneamento viário e visa instruir e conscientizar a população.

“Nas ações programadas em nossa cidade será dedicada especial atenção às Ações Comunitárias e de Cidadania, com prioridade para crianças, idosos e deficientes”, disse Fogaça.

As campanhas têm o apoio de voluntários, entidades e parceiros e contarão com ações da Multa Moral que tem repercussão nacional; palestras e atividades em escolas (públicas e privadas), empresas e instituições; Projeto Cidade Mirim – Minha Primeira Habilitação; Ações de panfletagem em vias públicas; Programa de Mobilidade para Cidadania – Mudança de comportamento visando redução de acidentes em Sindicatos, Associações, Entidades, Clubes de Serviço; Projeto Educando Jovens para o Trânsito; Correção de atitudes frente ao tráfego seja o cidadão pedestre ou condutor.

APOIO E PARCERIAS

Com total apoio da Prefeitura de Marília, as atividades de Educação de Trânsito em Marília contam com parcerias da AADEF (Associação de Apoio ao Deficiente Físico de Marília), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de  Marília, AAG (Associação Anjos Guerreiros,) Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), Agentes de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Conselho Municipal das Pessoas Portadoras de Deficiências, Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Sincor (Sindicato dos Corretores de Seguros), Tiro de Guerra e Grupo de Voluntários.

CRONOGRAMA

Confira abaixo o cronograma da Campanha para Educação de Trânsito 2018 “Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito”:

Janeiro – Cidade Mirim: “Minha Primeira Habilitação” (sempre no último domingo do mês); Ação sobre o uso do celular ao volante.

Fevereiro – Volta às Aulas; Campanha da Multa Moral em via publica, ações de conscientização e fiscalização; Cidade Mirim.

Março – Palestras em Escolas; Ações de conscientização sobre Vagas Especiais em Shoppings e Supermercados; Cidade Mirim.

Abril – Campanha de conscientização sobre o uso de motocicletas e ciclomotores; Palestras em Empresas; Cidade Mirim.

Maio Amarelo – Campanha da sociedade por um trânsito seguro, com atividades em Escolas, Empresas, Instituições e Vias Públicas, Foca no Trânsito; Dias das Mães; Cidade Mirim.

Junho – Palestras Escolas; Campanha conscientização respeito ao pedestre e ciclista; Campanha da Multa Moral; Cidade Mirim.

Julho – Campanha de orientação para as férias escolares; Ação de Dicas de Segurança no Trânsito; Palestras; Cidade Mirim.

Agosto – Campanha de conscientização sobre uso do celular ao volante; Multa Moral; Palestras; Cidade Mirim.

Setembro – Campanha da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro); Ações nas Escolas; Cidade Mirim.

Outubro – Campanha de conscientização sobre consumo de álcool e direção; Ações sobre Vagas Especiais; Cidade Mirim.

Novembro – Ações no Cemitério; Campanha do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito; RODOVIRTUA; Cidade Mirim.

Dezembro – Campanha da Multa Moral; Apoio à Campanha RODOVIDA do Governo Federal.

O programa poderá apresentar mais atividades, após divulgação do cronograma do Contran/Denatran para o corrente ano.

 

 

 

 

 

Foto: Mauro Abreu/PMM

Facebook Email