SAMU: Marília conquista renovação da frota

Unidades de suporte básico foram enviadas pelo Ministério da Saúde; investimento de R$ 528 mil

Em solenidade na manhã desta segunda-feira (14), a Secretaria Municipal da Saúde de Marília recebeu três novas ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Conforme anunciado no final de março, o município foi contemplado pelo Ministério da Saúde no Programa de Renovação da Frota. O investimento é de R$ 528.858,00.

SAMUOs vereadores Marcos Rezende, José Carlos Albuquerque e Evandro Galeti representaram a Câmara Municipal ao lado de Maurício Roberto, que preside a Comissão da Saúde do Legislativo e foi um dos principais articuladores da conquista, por meio do deputado federal Guilherme Mussi e do ministro Ricardo Barros.

Também prestigiaram o ato solene os secretários municipais, servidores, o comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros em Marília, Capitão Wilson de Góes Júnior, o inspetor da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Bruno Bernardo e o coordenador do Samu, André Luis Carácio.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembrou que a inclusão de Marília no programa federal, sobretudo com três novas ambulâncias, foi resultado do esforço da administração municipal, da credibilidade e representatividade do município junto ao Ministério da Saúde.

SAMU“Essa era uma grande necessidade do Samu. Estas novas unidades substituirão as três básicas que temos em circulação e estão desgastadas, com excesso de manutenção, pelo longo período de uso. Ainda precisamos melhorar. Agora vamos batalhar por uma nova USA (unidade de serviço avançado) para completar a frota”, disse a secretária.

O prefeito Daniel Alonso destacou a importância da Câmara para a conquista dos veículos. Ele citou avanços na área da saúde, destacou a parceria entre os bombeiros e a equipe do Samu e lembrou que, diariamente, vidas são salvas pelo trabalho no 192.

“São verdadeiros anjos da guarda e merecem todo nosso respeito, nosso carinho e condições dignas de trabalho. Esse é o esforço da Prefeitura, dos representantes políticos na Câmara e das pessoas de bem da cidade. A saúde está avançando muito em Marília. O município resolveu a questão dos medicamentos, está trabalhando no controle de doenças e melhorando a frota”, listou Daniel.

NAS RUAS

SAMUAndré Carácio explica que a nova série de veículos para o Samu está melhor equipada. Há um degrau a mais, facilitando a subida dos pacientes que caminham, bem como o espaço interno é mais amplo e melhor distribuído para os equipamentos.

As ambulâncias, que chegaram à cidade no final da tarde de quinta-feira (10), já vem com estroboscópio instalado. O início da circulação nas ruas depende apenas do emplacamento e contratação de seguro.

“É mais conforto para a equipe e os pacientes. Estamos gratos à Secretária da Saúde e à Câmara pelo trabalho em equipe, sensibilizando o Ministério para a importância dessa substituição. O mais importante é que vai aumentar a segurança para trabalharmos, certos de que muitas vidas serão salvas”, afirmou Carácio.

 

 

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria PMM

Facebook Email