Secretária Kátia Santana participa do Conselho Local de Saúde da UBS Castelo Branco.

Secretária Municipal de Saúde elogiou grupo formado na comunidade e defendeu que modelo seja levado para outras unidades do município.

A secretária municipal de Saúde de Marília, Kátia Ferraz Santana, participou na manhã desta terça-feira (16), de uma reunião do Conselho Local de Saúde da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Castelo Branco. O grupo é formado, em sua maioria, por moradores atendidos na área e tem como objetivo contribuir para a melhoria dos serviços de saúde oferecidos.

O convite foi feito pelo presidente do Conselho, o aposentado Darcy Bueno da Silva. Cerca de vinte moradores participaram da reunião, que também contou com a presença da enfermeira gerente da unidade, Vânia D’Aloia Garcia Bassan e Valéria Castro, apoiadora da Atenção Básica para a região onde está instalada a UBS.

A secretária Kátia conheceu as instalações da unidade, conversou com pacientes, acompanhantes e servidores. Em seguida, ouviu do presidente do Conselho Local a história do atante grupo, criado em 2010 para apontar os problemas e participar das soluções na base territorial do Castelo Branco.

“São cerca de 8,7 mil usuários dessa unidade, sendo que 60% são idosos e existem cerca de 100 acamados”, relatou Darcy. O Conselho reivindica mais um clínico geral, agentes comunitários de saúde, pede mais vagas para especialidades, entre outras melhorias.

Kátia elogiou a iniciativa e a história do grupo. Ela pontuou as principais reivindicações e admitiu a necessidade de repor quadros na Saúde, tanto médicos quanto outras funções. Para fazer frente a essa demanda, anunciou que será realizado concurso público pela Prefeitura de Marília.

A secretária informou ainda o aumento de vagas que já foi feito em algumas especialidades e deve abranger novas áreas da média complexidade. Ela explicou ainda que, em virtude do desabastecimento de remédios e insumos, foi necessário fazer compras emergenciais (com valores limitados), por isso a restrição de volumes, até que as licitações regulares sejam concluídas.

MODELO

Entre os compromissos firmados por Kátia está a valorização da participação popular, para a melhoria das unidades de saúde. “O Sistema Único de Saúde (SUS) que desejamos e que o Poder Público tem a obrigação de oferecer passa pelo envolvimento da comunidade. Sugerimos, inclusive, que o Conselho do Castelo Branco leve essa experiência e ajude na organização de conselhos de outras unidades de saúde do município”, disse a secretária.

Foto: Assessoria PMM Júlio César de Carlis

IMG_9283          IMG_9260

Kátia reunida com a comunidade, na zona norte da cidade; diálogo e soluções junto com a população

Facebook Email