Junta de Serviço Militar

img_1233

Alistamento

Onde

O alistamento militar deverá ser feito na sede da Junta de Serviço Militar (JSM) para os cidadãos residentes em Marília – SP. A sede fica na Rua 15 de Novembro, 650, Centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (14)3433-1363

Período

O período de alistamento vai de 02 de janeiro à 30 de junho. O alistamento é obrigatório a todos os brasileiros do sexo masculino no ano em que completam 18 (dezoito) anos de idade. Isto vale também para os cidadãos brasileiros que residem no exterior.

Classe

O ano de nascimento é identificado como a classe do cidadão. Por exemplo, no ano de 2014 alistam-se os cidadãos nascidos em 1996, ou seja, em 2014 alista-se a classe de 1996.

Classes Anteriores

São todas as classes que não se alistaram no período certo. Estão fora do prazo e pagarão multa ao efetuar o alistamento.

Documentação

Documentação necessária para o alistamento:

  • 1 (uma) foto 3×4, recente
  • Certidão de Nascimento ou Casamento, Original
  • Carteira de Identidade, ou Certificado de Naturalização, ou Certificado de Assinatura do Termo de Opção
  • CPF
  • Comprovante de Residência

Certificado

O processo do alistamento é gratuito e após ter-se alistado, o cidadão receberá seu Certificado de Alistamento Militar (CAM), contendo seus dados pessoais. Neste Certificado constarão o dia, o local e a data de retorno.

Adiamento

Caso o cidadão desejar adiar a Seleção Geral, deverá cumprir certos requisitos e estar enquadrado na legislação vigente.

Naturalizado

Os brasileiros naturalizados e por opção, são obrigados ao serviço militar, a partir da data em que receberem o Certificado de Naturalização ou o Certificado de Assinatura do Termo de Opção conforme estabelece o Regulamento da Lei do Serviço Militar (Decreto nº 57.654/66, artigo 5º, § 4º, com a redação dada pelo Decreto nº 1.294/94). Os brasileiros naturalizados ou por opção deverão alistar-se dentro do prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data em que receberem o Certificado de Naturalização ou o Certificado de Assinatura do Termo de Opção.

Legislação

Para agilizar a localização de uma legislação, pesquise na página eletrônica do SISLEG, mantida pela Secretaria-Geral do Exército. A operação é simples e autoexplicativa, bastando, para isso, inserir nos campos disponíveis as informações conhecidas sobre a legislação desejada, ou consulte: Residentes no Exterior, Lei do Serviço Militar e Regulamento da Lei do Serviço Militar.


Seleção Geral

Seleção Geral


Seleção Especial

Seleção Especial


Adiamento de Incorporação

Adiamento de Incorporação


Dispensa do Serviço Militar

Dispensa do Serviço Militar


Certificados

Certificados


Taxas e Multas

Taxas e Multas

Juramento à Bandeira


Sobre Fotografia

Sobre Fotografia


Transferência de Residência

Transferência de Residência


Residentes no Exterior

Residentes no Exterior


Dúvidas mais Frequentes

Dúvidas mais Frequentes


Informações

Presidente da JSM: Prefeito Daniel Alonso

 

Delegado de Serviço Militar: 1º Tenente José Roberto Heringer Coelho

Secretária da Junta de Serviço Militar: Renata Lopes

Endereço: Rua 15 de Novembro, 650

Centro – CEP 17500-050

Horário de Atendimento ao Público 9h às 15h

Fone/Fax: (14) 3433-1363

Email: [email protected]

Atenção: Qualquer mudança de residência deve ser comunicada à Junta de Serviço Militar mais próxima, assim que ela ocorra, para evitar transtornos.
A Junta de Serviço Militar de Marília regulariza a situação militar somente dos cidadãos que tiverem residência fixa nesta cidade.
Conforme o que determina a Lei do Serviço Militar em seu art. 11; o Regulamento da Lei do Serviço Militar em seu art. 29 e NT-01-DSM, a Junta de Serviço Militar de Marília está subordinada tecnicamente à 6ª Circunscrição do serviço Militar (6ª CSM). Entretanto, é Presidida pelo Prefeito Municipal e administrada no âmbito da Prefeitura Municipal de Marília.