11 JUN 2021
FUNDO SOCIAL
Fundo Social recebe doação de alimentos do Colégio Cristo Rei
Ação dos alunos do Ensino Fundamental da escola vem fortalecer a Campanha “Doe! A Fome Não Espera!”

O Fundo Social de Solidariedade de Marília, presidido pela primeira-dama Selma Regina Mazuqueli Alonso, recebeu na última quinta-feira, dia 10 de junho, mais uma importante doação de alimentos, fortalecendo assim a Campanha “Doe! A Fome Não Espera”, que tem por objetivo atender às famílias mais necessitadas do município.
O novo parceiro do Fundo Social que fez a doação é o Colégio Cristo Rei de Marília, sendo que a primeira-dama foi até a escola, que fica na avenida Cristo Rei, 270, no bairro Banzato, zona leste da cidade, sendo recepcionada pela coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane de Rossi Marconato, e também por alguns alunos.
Nas últimas semanas, os alunos do 3º ano do Colégio Cristo Rei estudaram sobre a agropecuária e a importância dessa atividade para a população, já que todos precisam de alimentos.
Partindo desse tema, as crianças refletiram sobre a fome e as dificuldades enfrentadas por muitas famílias para manter uma boa alimentação. Infelizmente, a pandemia agravou o problema, pois com a falta de empregos e com a crise econômica muitos cidadãos perderam renda.
Pensando nisso, com a mediação das professoras do 3º ano, os alunos se engajaram na Campanha “Doe! A Fome Não Espera!”, fazendo a doação de alimentos e também sensibilizaram os demais estudantes do ciclo a fazerem o mesmo.
Regina Alonso parabenizou toda a equipe do Cristo Rei e agradeceu pela doação recebida. “Os alunos e as professoras estão de parabéns, pois fizeram uma bela campanha, com muita organização. Tudo o que foi arrecadado no Colégio Cristo Rei se somará a outras contribuições feitas à campanha e tudo será destinado à população mais necessitada. Agradeço de coração a todos que participaram e peço a Deus que abençoe toda a família Cristo Rei.”
O COLÉGIO CRISTO REI
Em meados da década de 50, a convite do Bispo Dom Hugo Bressane de Araújo, os Irmãos canadenses Louis Cadoret e Herman deixaram Minas Gerais, onde ajudavam a administrar o Ginásio São João, em direção a Marília com a missão de fundarem uma escola.
O objetivo era trazer toda a qualidade do trabalho acadêmico e humano desenvolvido pelo Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração em diversos países da América do Norte e da Europa para a cidade.
Quando chegaram a Marília, em agosto de 1957, encontraram uma construção inacabada e logo deram andamento à obra. No mês de março de 1958, iniciaram-se as aulas com uma turma de 17 alunos da 5ª série ginasial, hoje conhecida como 6º ano.
Além dos valores humanos e cristãos, os irmãos trouxeram para Marília os fundamentos de uma educação integral. Já em 1958, fundaram o movimento dos Escoteiros e, em 1960, a Banda Marcial do Colégio Cristo Rei.
A partir de 1958, a cada ano, uma nova série Ginasial era implantada, até completar a 8ª série em 1961. Em 1962, iniciou-se o Ensino Médio. Em 1973, iniciam-se as séries do Ensino Fundamental I e, em 1982, as da Educação Infantil.
Na década de 60, o número total de estudantes da escola era de aproximadamente 350 alunos. No início dos anos 70, este total passou para 600 e, no final da década, era de 1.200. No final dos anos 80, e até hoje, mais de 1.600 alunos têm estudado a cada ano no Cristo Rei.
Nos primeiros anos do Colégio, a grande maioria dos professores era constituída por religiosos, auxiliados por alguns leigos. Com o aumento do número de séries, cada vez mais leigos eram incorporados na vida do Cristo Rei. Porém, até hoje, a presença dos Irmãos do Sagrado Coração contribui com uma Educação mais humana, alicerçada por valores cristãos, o que marca significativamente a história formativa dos alunos que vivem nos ambientes do Colégio Cristo Rei.
ESTRUTURA
No Colégio Cristo Rei, cada ciclo de ensino tem estrutura própria, pensada detalhadamente para atender às necessidades específicas dos alunos de cada segmento.
São mais de 20.000 m² distribuídos em ambientes de aprendizagem, infraestrutura esportiva, espaços culturais e áreas de recreação.
Em todos os lugares do Colégio crianças, adolescentes e jovens sentem-se seguros, acolhidos e motivados a explorar e interagir.

Recursos inovadores tornam os aprendizados mais empolgantes e inspiram o gosto pelo estudo.
Desde a sua fundação, o Colégio Cristo Rei prima pela excelência dos serviços educacionais prestados. Em meados da década de 90, a instituição decidiu ir além e adotar o plano de qualidade para a obtenção da certificação ISO 9000.
O processo foi idealizado e coordenado pelo então diretor do Colégio, Olinto Manoel de Oliveira, que percebeu que este era o caminho a trilhar para a entrada no novo milênio com uma proposta educacional condizente com as realidades e anseios do mundo moderno.
Entre os anos de 1995 a 1998 foram realizadas várias etapas do trabalho de implantação do Plano de Qualidade. Todos os colaboradores foram mobilizados, sendo feitos muitos estudos, planejamentos e treinamentos até a elaboração do Manual da Qualidade e dos manuais de procedimentos.
Após este processo em outubro de 1999, o Colégio Cristo Rei foi certificado com a ISO 9002. A certificação foi feita pela Fundação Vanzolini, instituição vinculada à USP que é referência para empresas privadas, órgãos e entidades do setor público que buscam alcançar e manter padrões elevados de desempenho.
Atentando-se às evoluções, em 2001, iniciou-se a reformulação do manual em adequação a ISO 9001, sendo efetivada a migração no final de 2002.