21 JUN 2021
DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos e Assistência fazem parceria com a Faef/Faip no combate à violência contra a mulher
Proposta é fortalecer rede de apoio às vítimas no município, valorizando a proteção da mulher na sociedade e criando um fluxo de atendimento

Uma importante reunião aconteceu recentemente em prol do combate à violência contra a mulher, que contou com as presenças dos secretários municipais Delegado Wilson Damasceno (Direitos Humanos) e Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social), acompanhados de suas respectivas assessorias, na Faculdade FAIP de Marília, com o objetivo de apresentar à mantenedora do Grupo FAEF, Professora Doutora Dayse Maria Alonso Shimizu, o projeto que se tornará Programa Municipal de Enfrentamento à Violência contra as mulheres e meninas chamado #TodosPorElas#, que em breve será lançado no município, tornando-se referência para todo o Estado de São Pulo.
A proposta deste programa é de convidar instituições de ensino superior, como a FAIP e FAEF, para compor o Comitê de Enfrentamento à Violência contra a Mulheres e Meninas (Todos por Elas), fortalecendo a rede de apoio às vítimas no município de Marília, valorizando a proteção da mulher na sociedade e criando um fluxo de atendimento, dentre outras demandas relacionadas a violência doméstica.
A criação do Comitê reflete a necessidade de uma política transversal e integrada, que some olhares, ideias, ferramentas e capacidades das diversas instituições do setor público e privado, universidades e da sociedade civil que lutam por respeito e igualdade às mulheres e questões de gênero, assumindo compromisso com efetividade.
A Faip/Faef oferece uma grande estrutura na região norte da cidade, estando atenta às necessidades sociais e realizando atividades de ensino e extensão em prol daquela comunidade.
“Através das políticas de pesquisa e extensão da instituição e contando com profissionais já formados da área de psicologia, essa parceria irá contemplar público feminino que mora em distritos e bairros do Vida Nova Maracá, Trieste Cavichioli, Montana, Santa Antonieta, entre outros facilitando o acesso a serviços sem precisar se locomover ao centro da cidade”, disse o secretário de Direitos Humanos, Wilson Damasceno
Em breve será lançado pela Prefeitura o programa envolvendo todas as entidades e instituições que aderirem à parceria de atuação em rede, a exemplo do convênio de estágios com alunos da Faip/Faef, que será na Sala ComVida e Centro de Referência em Direitos Humanos.
Dando sequência a essa primeiro encontro, no último dia 17 de junho, a equipe de assessores da Secretaria de Direitos Humanos, através da Chefe de Gabinete, Rita Zafred, representando o secretário Wilson Damasceno e a Cientista Social, Luciana Santos, acompanhada da representante da Secretaria de Assistência Desenvolvimento Social, Adriana Tognoli, coordenadora da Sala ComVida, firmaram convênio para atendimento psicológico e assessoria jurídica da Faculdade Faef de Garça, que conta com Clínica de Psicologia e Núcleo de Práticas Jurídicas à disposição para atendimento da comunidade.
A notícia da aprovação do convênio foi dada pela diretora da Faculdade Faef, Profª. Dra. Vanessa Zappa; e pela coordenadora do curso de Psicologia, Profª. Mestre Luciana Aparecida Lima, que realizaram uma reunião virtual apresentando os alunos aprimorandos do curso de psicologia que farão parte desta exitosa parceria.
Estes irão contribuir e agilizar, atendimento oferecendo serviços psicoterapêuticos, recebendo as demandas da Sala ComVida, do Ligue 180, (canal de denúncia violência doméstica) e demandas da Delegacia de Defesa da Mulher, podendo ser atendidas na Sala Com Vida, conforme agendamento, facilitando acesso regional, atendimento digno para superação violência e cuidado da saúde mental das mulheres e transgêneros, fortalecendo assim a rede de apoio de enfrentamento a violência contra a mulheres e meninas do nosso município.