23 JUN 2021
DIREITOS HUMANOS
Secretaria de Direitos Humanos e Procon Marília em ação no enfrentamento a violência contra idoso: Junho Violeta
Qualquer ato, ou omissão, que cause danos ou incômodo à pessoa idosa, é uma violência, podendo ser psicológicos, abuso financeiro, negligência e física

O #Junho Violeta# é o mês dedicado às campanhas pela conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. Portanto qualquer ato, ou omissão, que cause danos ou incômodo à pessoa idosa, é uma violência, podendo ser psicológicos, abuso financeiro, negligência e física.

Por isso Procon Marília e a Secretaria de Direitos Humanos estão apoiando esta campanha e divulgando canais de denúncia do nosso município para garantir direitos e defesa da pessoa idosa.

Maior demanda de denúncias feitas pelo Disque 100, disque denuncia de violação de direitos humanos, desde a implantação a Secretaria de Direitos Humanos no ano de 2018, tem sido a violência contra o idoso, seguido por denúncias relacionadas à pessoa com deficiência, além de abuso e maus tratos a crianças e adolescentes.

No Procon Marília a maioria dos atendimentos feitos é da pessoa idosa consumidora. “Tivemos aumento na pandemia denúncias de diversos tipos de violência contra pessoa idosa, neste ano de 2021, chegando a 90 casos, aumento significativo se comparado a anos anteriores, quando registramos um total de 106 denúncias através dos dados do Disque 100, de onde é acionada a rede de proteção”, disse o secretário municipal de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno.

Qualquer pessoa pode denunciar sem precisa se identificar, discando número 100 pelo celular ou aparelho fixo, pode também enviar e-mail: [email protected] ou ligue (14) 34024411-Secretaria de Direitos Humanos.

Dentre as violência contra a população idosa, existem aquelas mais preocupantes que são os abusos financeiros, mediante empréstimos feitos nas contas da pessoa idosa sem autorização, que são casos mais comuns.

O diretor do Procon, Guilherme Moraes, destacou a ação. “É importantíssimo que nós órgãos de defesa do consumidor tenhamos essa sensibilidade, com relação aos abusos que o consumidor idoso vem sofrendo, mas é importante também que a família, tome consciência, existem muitas empresas atuando em desfavor do consumidor colocando empréstimos em seu nome, criando inúmeras barreiras e dificuldades, e a saúde financeira principalmente do idoso reflete na sua saúde física. Com isso é obrigação do Procon e do poder público criar políticas públicas que facilitem a vida do consumidor idoso e principalmente a família deve dar atenção devida, para evitar esse tipo de problemática, que também é um tipo de violência”.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Direitos Humanos – (14) 3402-4411
R: Olavo Bilac, 369- bairro São Miguel

Denúncias:
Disque 100: é gratuito, funciona 24 horas, recebe ligações de telefone fixo ou móvel e a denúncia pode ser anônima.
e-mail: [email protected]

PROCON de Marília:
Whattsapp: (14) 98108-0624
Fixo: (14)3401-2460
Sede: Avenida das Indústrias, 294 - de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.