13 JUL 2021
SAÚDE
Prefeitura avança e praticamente zera fila de acesso a ambulatórios de otorrinolaringologia
Em menos de quatro anos, fila foi reduzida de 500 usuários para apenas 48 que aguardam agendamento

A gestão do prefeito Daniel Alonso continua avançando na área da Saúde e, em menos de quatro anos – outubro de 2017 a junho de 2021 -, praticamente zerou a fila de acesso aos ambulatórios de otorrinolaringologia.
Até meados de 2017 o município de Marília contava com aproximadamente 500 usuários que aguardavam acesso ao ambulatório de otorrinolaringologia (Prótese Auditiva) do HC/Famema, que até então era o único prestador habilitado pelo Ministério da Saúde para a prestação dessa assistência.
Com a construção no campus da Unesp e habilitado pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2016, o CER (Centro Especializado em Reabilitação) foi integrado à Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, contemplando também os portadores de perda auditiva.
O CER iniciou suas atividades em outubro de 2017 e desde então Marília passou a contar com dois prestadores de assistência para acesso ao AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual).
Nesse período, com os dois prestadores foram realizados 580 agendamentos, via CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), para os ambulatórios de otorrinolaringologia, sendo 539 vagas para o CER e 41 para o HC/Famema.
Esses agendamentos para cada serviço são definidos tecnicamente por médicos otorrinolaringologistas – usuários sem necessidade de cirurgia prévia para adaptação ao AASI são referenciados ao CER e para usuários com necessidade cirúrgica, a referência é o HC/Famema.
O avanço durante a gestão Daniel Alonso foi muito positivo e significativo, sendo que atualmente há apenas 48 usuários aguardando agendamento, sendo 23 para o CER e 25 para o HC/Famema.
“O tempo de espera que era de cinco anos agora é de seis meses para o CER e foi reduzido também de cinco anos para três anos no HC/Famema. Trata-se de um grande avanço e atendimento mais célere, o que é fundamental para esses usuários. Isso se deve aos investimentos realizados pelo prefeito Daniel em todos os segmentos da Saúde”, disse o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.
O prefeito Daniel Alonso afirmou que o objetivo é zerar essa fila o mais breve possível. “Quando assumimos a gestão, havia cerca de 500 pessoas aguardando esse agendamento e hoje temos apenas 48. Houve realmente um grande avanço, mas temos que continuar investindo para zerarmos essa fila. Esse é o nosso objetivo que queremos alcançar o mais rápido possível.”