19 JUL 2021
DIREITOS HUMANOS
Prefeitura de Marília assume protocolo de intenções com o Programa TODAS in-Rede
Programa oferece cursos voltados para as áreas de trabalho, renda e autonomia financeira, prevenção à violência, empoderamento, autoestima e liderança, direitos afetivos, sexuais e reprodutivos

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, assumiu o protocolo de intenções com o Programa TODAS in-Rede, desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que promove o empoderamento e emancipação das mulheres com deficiência, visando favorecer à melhoria da qualidade de vida e inclusão social.
O Programa TODAS in-Rede oferece cursos voltados para as áreas de trabalho, renda e autonomia financeira, prevenção à violência, empoderamento, autoestima e liderança, direitos afetivos, sexuais e reprodutivos.
Com este protocolo de adesão, dar-se-á início ao cadastro das mulheres com deficiência no município de Marília para a integração à rede virtual do programa TODAS in-Rede, mobilizando uma grande ação que dará visibilidade e voz às mulheres com deficiência.
É necessário que a mulher com deficiência se cadastre para receber conteúdos exclusivos, além de se unir a centenas de outras mulheres para troca de informações, acessando o link: www.todasinrede.sp.gov.br.
Segundo a assessora Luciana Santos, “entidades de Marília ligadas às políticas da pessoa com deficiência deverão contribuir com esta mobilização, a fim de incentivar a participação feminina neste cadastro, aumentando ainda mais a rede de empoderamento, e dando visibilidade à mulher com deficiência do nosso Município”.
Na cidade de Marília, segundo estudo da Segurança Publica do Estado de São Paulo, organizado pela FIPE do Instituto de Pesquisas Econômicas, 52,94% das mulheres com deficiência física sofrem violência, seguido de mulheres com deficiência intelectual, 23,53%; deficiência auditiva, 14,71%; e deficiência visual, 8,82%.
Já para mercado de trabalho são 48,94% de mulheres com deficiência trabalhando formalmente e 51,06% são homens com deficiência, com carteira assinada.
O terceiro índice de atendimento à violações de direitos é de violência à pessoa com deficiência, conforme dados do Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos.
As mulheres no Brasil são as que mais sofrem violências, sendo que as mulheres com deficiência ficam ainda mais invisíveis na sociedade, possuindo, também, dificuldades no acesso ao mercado de trabalho, serviços de saúde e educação.
“Por isso a necessidade de ações afirmativas para a construção de uma sociedade mais humana e inclusiva proposta na parceria Todas in Rede, que possibilitará capacitação da mulher com deficiência, além do levantamento de informações que contribuirão na criação de políticas públicas”, disse o secretário municipal de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno.
O secretário enfatizou ainda: “Queremos nessa parceria com a secretária de Estado, Célia Leão, trazer a mulher de Marília com deficiência para o centro das discussões sobre políticas públicas para deficientes e outros movimentos sociais que buscam a articulação com o poder público em todos os setores da rede municipal”
Segundo o prefeito Daniel Alonso, “estamos dando um passo à frente para dizer a cada uma das mulheres, qualquer que seja sua deficiência, que você não está nem estará sozinha. Estamos aqui do seu lado, para proteger, capacitar e preparar para os enfrentamentos que a vida nos apresenta”.