20 JUL 2021
Projeto EducArte atende comunidade de Dirceu com auxílio da Lei Aldir Blanc

O distrito de Dirceu conta com o Espaço Pedagógico EducArte, projeto social voluntário inaugurado em maio de 2018, que contribui de forma voluntária para o desenvolvimento  pedagógico, psicopedagógico, artístico-cultural e ético da comunidade rural da região.

Tendo como responsável Santiago Garcia Amescua, o Projeto EducArte é desenvolvido de forma voluntária e teve um importante aporte financeiro com a Lei Aldir Blanc, permitindo a continuidade das ações nesse período de pandemia: “Nosso trabalho busca propiciar à comunidade a plena participação no mundo letrado, de forma a obterem melhor domínio da linguagem; oferecer-lhes oportunidades de acesso à cultura através do estímulo à leitura, da musicalização. Estamos convictos de que no tempo teremos cidadãos mais em harmonia consigo, mais bem preparados para o mercado de trabalho e empoderados de sua plena cidadania”, explica o voluntário.

As atividades apoiadas pelo subsídio da Lei Aldir Blanc no Projeto envolvem: Curso básico de violão popular para crianças, adolescentes e adultos, com apresentações periódicas para os pais e para a comunidade; Acompanhamento psicopedagógico para crianças do ensino fundamental; Orientação aos pais sobre a importância manter as atividades escolares (online / impressas) em dia junto às escolas; Incentivo à leitura através de empréstimos semanais de livros de literatura infantil e infanto-juvenil da biblioteca do EducArte; Atividades lúdicas para desenvolvimento de habilidades cognitivas através de jogos pedagógicos e de tabuleiros; Apoio à comunidade através de doações obtidas de parceiros, sobretudo durante a pandemia da COVID-19.

“Nosso empenho foi fazer os recursos da Lei Aldir Blanc chegarem a quem precisava, e em Marília conseguimos atender todos os grupos culturais e empresas do setor que solicitaram o Subsídio. O resultado não poderia ser mais gratificante do que a manutenção de um projeto como esse, desenvolvido na zona rural”, destaca o Secretário da Cultura, André Gomes.