27 JUL 2021
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Prefeito Daniel Alonso participa de abertura do curso de capacitação de educadores para esportes paralímpicos
Evento faz parte do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, realizado pelas secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Esportes

O prefeito Daniel Alonso participou na manhã desta terça-feira, dia 27 de julho, da abertura do curso de capacitação técnica de educadores para esportes paralímpicos, que aconteceu no ginásio de esportes Neusa Galetti, na avenida Santo Antônio.
O evento, totalmente gratuito, faz parte do Programa de Desenvolvimento Paralímpico PARADENS (www.paradens.com.br), realizado por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Esportes.
Com o objetivo de fomentar o esporte paralímpico de base, o curso dará a oportunidade dos professores e alunos da cidade de adquirirem conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico nas modalidades de bocha, goalball, natação e vôlei sentado.
Além do chefe do Executivo, participaram da solenidade também o secretário executivo Marco Aurélio Pegolo, o Chuí, representando o secretário de Estado de Esportes, Aildo Rodrigues; a secretária executiva, Aracélia Lúcia Costa, representando a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão; o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Daniel Sabino, o Badinho; e o fundador e coordenador da Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos), Celso Parolisi Filho.
Estiveram presentes também os secretários municipais Prof. Helter Bochi (Educação), Delegado Wilson Damasceno (Direitos Humanos), Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico), Vicente Moraes (Diretor de Habitação) e João Augusto Albiéri (delegado regional de Esportes; além dos atletas Daniel Martins e Gustavo Dias e Recreação), que estarão disputando a Paralimpíada de 24 de agosto a 5 de setembro, em Tóquio.
O curso de capacitação terá a duração de quatro dias, sendo que professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes da região de Marília, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas na cidade, terão a oportunidade de receber conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico.
As aulas práticas da Capacitação contarão com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas: vôlei sentado (terça-feira, dia 27); goalball (quarta, dia 28); bocha (quinta, dia 29); e natação (sexta, dia 30).
O PARADENS
O Programa de Desenvolvimento Paralímpico (PARADENS) tem por objetivo se tornar a base estrutural para o esporte paralímpico em todo o Estado de São Paulo, em conjunto com atletas e professores. Trata-se de uma iniciativa inovadora, com o mapeamento do Estado para pesquisar a prática de modalidades e locais de treino em cada região, oferecendo suporte e capacitação técnica aos profissionais.
Com o aprimoramento dos profissionais de Marília e do entorno, a região já é uma referência no meio paralímpico e a cada dia vem contribuindo com a qualificação e desenvolvimento desse segmento esportivo.
O prefeito Daniel Alonso destacou a importância dessa capacitação. “Marília, através do trabalho realizado pela Amei, é referência no esporte paralímpico, tendo inclusive campeões e medalhistas. Já estamos também finalizando o projeto para que tenhamos um Centro de Treinamento Paralímpico e esse curso veio em ótima hora, justamente quando estamos em plena Olimpíada. Agradeço ao governo do Estado por mais essa parceria com nossa cidade e desejo um ótimo curso a todos os participantes de Marília e região.”
O secretário executivo Marco Aurélio Pegolo, o Chuí, ex-jogador de basquete, afirmou que o programa tem sido um sucesso em todos os locais. “É uma honra estar em Marília para trazer esse curso, que é sucesso em todas as cidades que já realizaram. É uma grande ferramenta para ampliar a liderança do Estado de São Paulo no esporte paralímpico brasileiro. Agradeço a todos que estão participando e parabenizo o prefeito Daniel Alonso por apoiar o trabalho desenvolvido pela Amei, que proporcional grandes resultados para o esporte paralímpico.”

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM