30 JUL 2021
Marilienses estreiam nesta sexta no atletismo da Olimpíada de Tóquio
Os dois representantes de Marília nos Jogos Olímpicos estreiam, nesta sexta-feira, a partir das 21h40, na prova do salto com vara

Os marilienses Thiago Braz e Augusto Dutra iniciam suas disputas pela fase de classificação nos Jogos Olímpicos de Tóquio nesta sexta-feira, dia 30 de julho, a partir das 21h40 (horário de Brasília). A final ocorrerá no dia 3 de agosto (terça-feira).
Ouro na Rio 2016, Thiago Braz, de 27 anos, cresceu no Jardim Bandeirantes, na zona Oeste de Marília. Aos 17 anos o mariliense ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura. Dois anos depois foi campeão mundial júnior, em Barcelona.
Thiago mudou-se para a Itália (onde ainda vive) e, sob o comando de Vitaly Petrov, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016, em pleno estádio Nilton Santos, com direito a recorde olímpico: 6,03m.
Depois do ouro olímpico, porém, o atleta alternou entre desempenhos bons e ruins. No fim de junho, porém, conquistou o título de torneio preparatório na Alemanha e bateu a sua melhor marca no ano: 5,80 m.
A expectativa sobre Thiago aumentou após a confirmação de que o americano Sam Kendricks está fora da disputa por ter testado positivo para Covid-19. Bicampeão mundial do salto com vara e medalhista de bronze nos Jogos do Rio em 2016, Sam Kendricks era considerado o favorito para a prova este ano.
Seu principal adversário deve ser agora o atual recordista mundial na modalidade, o sueco Armand Duplantis, de 21 anos.
Já Augusto Dutra, de 30 anos, e também nascido na região do Jardim Bandeirantes, é considerado azarão na prova. O currículo, mesmo assim, é de invejar: foi nove vezes campeão brasileiro e ganhou seis edições do Campeonato Sul-Americano da modalidade. Foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, entre outras conquistas no salto com vara.
Dutra foi campeão do Troféu Brasil desse ano. A melhor marca dele em 2021 foi 5,72m.
O prefeito Daniel Alonso desejou sorte aos marilienses. “É um orgulho para Marília ter seus representantes na Olimpíada de Tóquio, assim como teremos também na Paralimpíada. Vamos torcer muito para o Thiago e para o Augusto. Já é uma vitória para eles estarem nos Jogos Olímpicos e, em nome de toda a população mariliense, desejo toda sorte aos dois. Estaremos na torcida e quem sabe possam conquistar mais uma medalha para o Brasil.”

Colaboração de Texto: Site Marília Notícia

Fotos: Arquivo/Prefeitura de Marília e Divulgação