03 AGO 2021
SAÚDE
Prefeito Daniel Alonso participa da solenidade de inauguração do Hospital Oncológico Unimar
Chefe do Executivo destacou o empenho da família Serva em viabilizar a estrutura de saúde

O prefeito Daniel Alonso participou no final da tarde desta segunda-feira, dia 2 de agosto, da solenidade de inauguração do HOU (Hospital Oncológico Unimar), que já iniciou o funcionamento na manhã desta terça (3), fazendo o atendimento aos primeiros pacientes.
Além do chefe do Executivo, participaram da cerimônia o vice-prefeito Cícero do Ceasa; o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior; e os vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara), Wania Ramos, Danilo da Saúde e Profª. Daniela; além do deputado estadual Vinicius Camarinha.
Daniel Alonso destacou o empenho da família Serva em viabilizar a estrutura de saúde por meio do Hospital Beneficente Unimar. “A gente fala para ele (Márcio), para de construir, a gente tem de se mobilizar para garantir o credenciamento do SUS, mas ele não para. Parabéns à família Serva, parabéns a todos que integram essa grande instituição que é a Unimar e o HBU, que foram fundamentais durante a pandemia”, destacou.
Durante o evento a superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), Márcia Mesquita Serva Reis, destacou o desafio de construir e entregar a quarta torre durante a pandemia.
Emocionada, ela foi mais além, destacando que ela e todos do HBU (Hospital Beneficente Unimar) se “apoderaram” do sonho do reitor, que é seu pai, para construir o hospital oncológico.
Também emocionada, Fernanda Mesquita Serva, que é pró-reitora de Pesquisa Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, lembrou quando o pai ficou internado em 2019, em São Paulo, para tratamento de um câncer. “Ele estava sendo atendido no hospital de São Paulo e falou: eu quero essa estrutura lá em Marília, para o nosso povo. E hoje vemos que esse sonho se tornou realidade”, afirmou.
Médico oncologista Sérgio Afonso ressaltou que o hospital chega para agregar o atendimento completo, humanizado e de maneira a permitir toda abrangência que o paciente necessita. “A concentração de todos os recursos, exames, cirurgias e demais procedimentos torna o tratamento melhor, mais humanizado e mais eficiente.”
SONHO
O reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, relembrou o início de sua trajetória, a luta para construir o que é hoje a Unimar e sua vontade de ajudar Marília, a população de Marília. “Quando chegamos aqui, não tínhamos nada. Hoje podemos oferecer para a população o que há de melhor em ensino e em saúde. Somos a quarta universidade do Estado e a cidade é referência em saúde. O sonho se tornou realidade, mas ainda temos uma longa jornada pela frente, que é fazer o melhor pelos marilienses e por quem é da região”, resumiu.
Superintendente da ABHU, Márcia Mesquita Serva Reis, anunciou durante a inauguração do HOU que vai protocolar nesta terça-feira o pedido de credenciamento de leitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Márcia destacou a realização do sonho do reitor Márcio Mesquita Serva e apontou que o próximo passo é tornar o atendimento acessível à população. “Iniciar o atendimento para quem tem convênio ou particular já é um começo, mas o sonho só será completo quando estivermos atendendo a população. Com isso, vamos dar início já na terça-feira ao movimento para garantir o credenciamento do hospital para atender pelo SUS”, ressaltou.

Colaboração de Texto: Assessoria de Imprensa/ABHU

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de imprensa PMM