27 FEV 2019
SAÚDE
Prefeitura abre temporada 2019/2020 do “Programa Saúde na Escola – PSE” e prepara ações integradas

Reunião contou com a participação de profissionais de saúde e educadores

Está aberta a temporada 2019/2020 do “Programa Saúde na Escola – PSE”, desenvolvido pelas secretarias municipais de Educação e de Saúde.

Encontro na manhã desta terça-feira (26) mobilizou profissionais das duas secretarias e renovou a parceria que promove prevenção em pelo menos 12 áreas, incluindo saúde bucal, alimentação saudável, controle de arboviroses (dengue, zika, chikungunya), entre outras.

Iniciativa federal, o programa foi instituído por decreto, em 2007, no âmbito dos Ministérios da Educação e da Saúde. Marília está entre as localidades que aderiram ao novo ciclo, tendo, inclusive, acesso a recursos financeiros para viabilizar as ações.

A reapresentação contou com as presenças dos secretários municipais Ricardo Mustafá (Saúde) e Prof. Helter Bochi (Educação). Também participou o coordenador de Ciências do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Estadual de Marília, Maciel Marques Redígolo.

Os gestores municipais reforçaram a importância do engajamento dos servidores das duas pastas, observando as necessidades integrais dos alunos.

“Eu estou apaixonado por esse programa porque ele vai de encontro com o que há de mais precioso na saúde, que é a prevenção. O aluno que frequenta uma determinada escola é o mesmo aluno que busca serviços de saúde em nossas unidades. Quando trabalhamos com essa criança ou adolescente, estamos nos antecipando”, disse Mustafá.

Helter lembrou que a maioria dos temas do PSE é trabalhado de forma transversal no currículo pedagógico. “É impressionante como os alunos são impactados por essa abordagem Saúde/Educação. As informações são replicadas nas famílias e assimiladas para toda a vida”, afirmou o secretário.

DOZE AÇÕES

Ednalva Nascimento, coordenadora de serviços administrativos da Secretaria Municipal da Saúde, afirma que o PSE é uma oportunidade para fortalecer a tão sonhada política intersetorial. Ela destacou que houve avanços e disse acreditar no potencial para o próximo ciclo.

Um exemplo foi o mutirão de exames de acuidade visual (exame de vista), após identificação de crianças que poderiam melhorar o desempenho escolar com o devido atendimento oftalmológico. As consultas foram feitas em parceria com a Santa Casa de Marília no segundo semestre de 2018.

A Saúde Bucal, que promove em parceira com os professores e coordenadores, trabalho preventivo ao longo do ano, também fez ações no PSE no ano passado.

Informações sobre alimentação saudável e atividades físicas foram transmitidas por meio do Caoim (Centro de Atendimento a Obesidade Infantil). Houve visitas em várias escolas e interações entre alunos e profissionais de saúde.

Combate aos vetores (principalmente o Aedes aegypti) também já chegam às escolas de Marília por meio de ações que envolvem as equipes das USFs e Divisão de Zoonoses.

As outras ações preconizadas estão nas áreas de promoção das práticas corporais, atividade física e lazer nas escolas, prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes.

O programa prevê ainda a identificação de alunos com possíveis sinais de agravos de doenças; verificação da situação vacinal.

O PSE atua também na promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração, além de prevenção de ISTs/AIDS. Todas as ações são desenvolvidas conforme a faixa etária.