23 AGO 2021
Prefeitura dá início à interligação de esgoto da rua Anchieta à bacia do Pombo

A Prefeitura de Marília, por meio do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) e através de contrato com a empresa Replan Saneamento e Obras, deu início na última semana à obra de interligação da rede de esgoto da rua Anchieta, região central da cidade, que era muito aguardada pela população daquela região.
Para a realização da obra foi necessária a interdição do trecho da rua, sendo que a previsão de conclusão é de 20 dias. Esse esgoto será interligado no receptor tronco da avenida Santo Antônio e vai até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da bacia do Pombo.
O prefeito Daniel Alonso destacou a importância da obra. “Essa interligação vinha sendo reivindicada por moradores e comerciantes naquele entorno, em que havia muito mau cheiro. Com essa obra, iremos resolver mais um grande gargalo, sendo que será retirada toda a tubulação antiga que passa sob o antigo prédio da Telesp.”
O presidente do Daem, Marcelo José de Macedo, afirmou que a obra é complexa. “Será um trabalho lento, pois pensávamos que teria 8 metros de profundidade e na realidade será de 16 metros. Os trabalhos de interligação de esgoto não são simples, pois muitas vezes os pontos ficam totalmente opostos ao local das bacias, mas estamos avançando e em breve mais esse problema estará solucionado.”
Os engenheiros da Replan, Leonardo Pavarini e José Camilo Mugnai Vieira, explicam que a obra na rua Anchieta utiliza o método não destrutivo para atingir a profundidade ideal. Com essa técnica, não é necessário cortar toda a extensão da rua.
“A dificuldade maior se dá pela profundidade. Existe um canal de águas pluviais e essa rede é muito antiga. Estamos interceptando até a rua 24 de Dezembro e voltando ao poço de visita original. Esse esgoto será canalizado para a bacia do Pombo. Trata-se de uma obra com grau de dificuldade grande”, disseram os engenheiros.
Esse método não destrutivo utiliza uma máquina que faz a perfuração de forma direcional, como explica o diretor da Replan, Reinaldo Pavarini. “Estamos resolvendo um grande problema do centro da cidade e é a última parte do centro que faltava interligar, sendo que será concluída nos próximos dias.”

INTERLIGAÇÕES
O prefeito Daniel Alonso lembra que 100% das obras das ETEs estão concluídas, mas que as interligações/emissários não param. “A maior parte dos dejetos, que antes eram jogados nos rios, já estão sendo tratados. A nossa gestão concluiu 100% das obras nas bacias do Pombo, do Barbosa e do Palmital, porém as interligações/emissários, que levam o esgoto da casa de cada mariliense até as estações, são obras que nunca terão um fim. É um trabalho contínuo, uma vez que todos os meses/anos surgem novas residências e bairros no nosso município, que vem crescendo muito nesses últimos anos.”
Outro ponto importante é o combate ao despejo ilegal de esgoto nas extremidades dos bairros de nossa cidade. A Prefeitura, em um trabalho em conjunto com o Daem, está empenhada para apurar as denúncias, através de fiscalização e combate a esse tipo de prática.
Pede-se a colaboração de todos os munícipes nessa missão, encaminhando as denúncias para a nossa Ouvidoria:
- Telefone: 0800 77 66 111 (das 8h às 13h30)
- Whatsapp: (14) 99799-6361
- E-mail: [email protected]
- Site: https://www.marilia.sp.gov.br/ouvidoria

Colaboração de Texto: Jornal da Manhã
Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM
Noticia prefeitura-de-marilia-promove-mutirao-de-manutencao-das-ruas-danificadas-pela-chuva-nas
19 MAR 2024 - 11h11
Prefeitura de Marília promove mutirão de manutenção das ruas danificadas pela chuva nas zonas Sul, Norte e Oeste
Noticia obras-de-adequacao-no-camelodromo-de-marilia-entram-em-reta-final-para-receber-auto-de
07 MAR 2024 - 15h57