02 SET 2021
SAÚDE
Prefeito Daniel Alonso visita Caoim, conhece Projeto PSE e anuncia ampliação do prédio
Centro faz atendimento a crianças, jovens e adultos com diagnóstico de sobrepeso ou obesidade

O prefeito Daniel Alonso visitou na manhã desta quarta-feira, dia 1º de setembro, o Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília), que fica na rua 9 de Julho, 395, ao lado da Ucem (Unidade Central de Esterilização de Materiais), no bairro Cascata, zona leste da cidade.
O chefe do Executivo estava acompanhado pelo vice-prefeito Cícero do Ceasa; pelo secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior; e pela assistente técnica de área da Secretaria Municipal da Educação, Priscila Freire Lopes Fachini, que representou o secretário Prof. Helter Bochi.
Eles foram recepcionados pela equipe gestora do Caoim, formada pela médica Camila Martins Paredes e pelas enfermeiras Magda Rodrigues de Azevedo e Fernanda Bigio Cavalhieri.
Daniel Alonso foi conhecer o Projeto PSE (Programa Saúde na Escola), desenvolvido pelo Caoim, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, que tem por objetivos estabelecer a manutenção da saúde dos alunos e do peso adequado, incentivar a prática da boa alimentação e da atividade física, garantindo assim o desenvolvimento infantil saudável, promovendo a saúde das crianças e de seus familiares - o projeto engloba cerca de 4.000 alunos da Rede Municipal de Ensino.
Além de conhecer o projeto, o chefe do Executivo constatou também que há necessidade de se ampliar as instalações do centro para oferecer um serviço com mais comodidade para todos.
“Só tenho que parabenizar a toda equipe do Caoim pelo trabalho de excelência que realiza com crianças e jovens que apresentem diagnóstico de sobrepeso ou obesidade, oferecendo todas as condições terem hábitos alimentares saudáveis e melhora na qualidade de vida. Além disso, pudemos constatar a necessidade de ampliação do local e já iremos autorizar. Com isso, vamos melhorar a estrutura física do Caoim para que o atendimento seja feito com mais comodidade para todos”, afirmou o prefeito Daniel Alonso.
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, disse que o Caoim irá utilizar também o prédio ao lado, onde fica atualmente a Ucem. “A Unidade Central de Esterilização de Materiais irá para um novo local e faremos algumas adaptações e reformas para que o Caoim utilize esse prédio também, tendo assim mais espaço físico para desenvolver o seu trabalho, que é de excelência e referência de Marília para todo o país”.
A médica Camila Martins Paredes afirmou que a visita do prefeito Daniel Alonso foi bastante positiva. “Foi muito produtiva, pois o prefeito pôde conhecer o Projeto PSE e também constatou a necessidade que temos para ampliar o nosso espaço físico, o que irá acontecer em breve. Em nome da nossa equipe, agradeço a todos pela visita e também pelas melhorias que iremos receber.”

COMO FUNCIONA O CAOIM
O centro especializado recebe encaminhamento de Unidades de Saúde (ESFs e UBS) e posteriormente a equipe entra em contato para agendamento de consulta que, agora, em tempo de pandemia, é individualizada, com os retornos conforme o cronograma do tratamento.
Para matrícula é preciso comparecer no Caoim com o cartão SUS da criança ou adolescente e também do responsável, que o acompanhará em todo o tratamento, ao longo de um semestre.
Com uma equipe multidisciplinar, que inclui médica, enfermeiras, educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicóloga, tem como foco melhorar a qualidade de vida, prevenir doenças e mudanças de hábitos alimentares, melhorar o vínculo familiar, diminuir o tempo em eletrônicos e estimular práticas de brincadeiras e exercícios físicos – a equipe conta também com auxiliar de escrita e auxiliares de serviços gerais.
O Caoim funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, contando atualmente com 120 crianças e jovens matriculados, além de outros 20 adultos encaminhados pela Secretaria da Saúde. As matrículas são feitas nos meses de janeiro e julho, com os atendimentos começando sempre em fevereiro e em agosto. O telefone para contato é o 3454-6618.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM