08 SET 2021
CULTURA
Secretaria da Cultura abre inscrições para Oficina de Origami Animação Stop Motion
Oficina acontecerá nos dias 13, 15 e 17 de setembro, sendo 50 vagas reservas para Marília

A Secretaria Municipal da Cultura de Marília está com inscrições abertas para a Oficina Animação Stop Motion, oferecida pelos Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), instituição parceira por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
As inscrições estão começando nesta quarta-feira, dia 8 de setembro, podendo ser feitas pelo telefone (14) 3413-6925 com o Helder, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
A oficina será de Origami e ministrada ao vivo pela professora Marta Russo nos dias 13, 15 e 17 de setembro. Serão oferecidas 50 vagas por cidade, sendo três encontros com duração de duas horas cada, tendo como público alvo qualquer pessoa interessada – para as crianças é recomendado serem maiores de dez anos de idade.
A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom, das 16h às 18h, nos três dias – segunda (13), quarta (15) e sexta (17). As inscrições serão via Sympla.
O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.

SOBRE A OFICINA
O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde o objeto é movido em diferentes posições possibilitando assim a ideia de movimento.
Pode-se usar vários materiais para se fazer uma animação stop motion: massa de modelar, areia, objetos, papel, silhuetas, etc.
A proposta desta oficina é produzir filmes de stop motion com papel e para isso serão confeccionados Origamis para a criação de personagens e cenários.
Origami é uma palavra japonesa composta do verbo dobrar (折り=ori) e do substantivo papel (紙=kami). Significa literalmente, "dobrar papel".
O participante da oficina entrará nesse universo mágico dos origamis onde será possível criar seres e objetos com as dobras geométricas de um pedaço de papel sem ter que cortá-lo ou colar. E depois com uso do celular e aplicativos gratuitos de animação será possível realizar filme de stop motion.

OBJETIVO
Proporcionar aos participantes o contato com um elemento importante da cultura japonesa que é a confecção de origamis e suas origens; Desenvolver a expressividade artística e de comunicação; Promover o protagonismo incentivando os a produzir seus próprios filmes; Contribuir para o desenvolvimento de habilidades como: concentração criatividade, planejamento, trabalho em grupo e senso estético; e Ensinar e proporcionar a participação no processo de realização de um vídeo de animação nas suas etapas principais; roteiro, storyboard, produção, filmagem e edição.

CRONOGRAMA
Primeira aula: Será apresentada a técnica do origami; sua origem, um pouco da história e o passo a passo para a confecção dos origamis.
Segunda aula: Será sobre a técnica do stop motion: os princípios da animação, brinquedos ópticos, processo de produção e uso do aplicativo gratuito Studio Stop Motion.
Terceira aula: Edição e finalização (uso de aplicativos de edição de imagens e som).

SOBRE A PROFESSORA
Marta Russo é formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Ministra oficinas de animação stop motion do Programa Pontos MIS (Museu da imagem e do som).
Desde 2001 realiza oficinas de animação em escolas, SESCs, museus e Fábricas de Cultura. Formadora de Produção Audiovisual (stop motion) e Educação Midiática para professores da rede municipal de São Paulo SME. Apresentou trabalho "Stop Motion : comunicação, arte protagonismo e ludicidade " no Congresso Internacional dos Direitos da Criança" Participación, políticas sociales y protección de la infancia -Espanha.