10 SET 2021
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Prefeitura confirma recurso para projeto de incremento ao Bosque Municipal
Local irá receber benfeitorias com verba do governo estadual através do título conquistado de Município de Interesse Turístico

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, confirmou esta semana a aprovação do projeto de incremento ao Bosque Municipal Rangel Pietraroia, que possibilitará o investimento de R$ 361.108,44 no local.

O recurso é do governo estadual, através da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, referente ao título conquistado de MIT (Município de Interesse Turístico).

O projeto aprovado prevê a chegada da temática da Paleontologia no Bosque Municipal. Além de cinco réplicas de dinossauros, está prevista a criação de um parque paleontológico infantil para incentivar as crianças ao mundo da pesquisa e das ciências, além da revitalização da área do lago e da Praça das Sibipirunas. Também está prevista a instalação de uma nova sinalização nas alamedas do Bosque.

Após essa primeira aprovação do projeto, elaborado em parceria com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), o projeto técnico será elaborado em conjunto pelas secretarias municipais de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico; Planejamento Urbano; e do Meio Ambiente e de Limpeza Pública no prazo de 60 dias para cumprir os prazos impostos pelo Estado. As obras têm previsão de início para 2022.

O prefeito Daniel Alonso falou sobre a aprovação desse recurso. “Classifico como muito importante, pois será investido em melhorias no nosso Bosque Municipal e também no Museu de Paleontologia. Isso se deve ao título de MIT que conquistamos durante a nossa primeira gestão. Agora a nossa equipe técnica fará o projeto e no ano que vem daremos início a essas obras.”

O secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, destacou a importância dessa verba. “Já conseguimos a aprovação desse recurso de R$ 361 mil para melhorias no nosso Bosque e agora a equipe técnica da Prefeitura irá fazer o projeto executivo. A gente tem 60 dias para isso e a nossa previsão é que as obras comecem efetivamente em 2022.”

MUSEU DE PALEONTOLOGIA
A Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico recebeu esta semana as primeiras fotos do início do trabalho do artista Anilson Borges, que desenvolverá duas réplicas em tamanho natural de espécies de dinossauros que viveram em Marília e que estarão expostas no Museu de Paleontologia.

A primeira delas é a réplica do Abelissauro, que terá aproximadamente 4 metros de extensão e ficará em exposição dentro do Museu. Depois de um trabalho de pesquisa científica sobre todos os detalhes da espécie começou a etapa da estruturação da réplica.

A próxima réplica que entrará em confecção é a do Titanossauro de Marília. Essa terá aproximadamente 12 metros e ficará exposta na área externa do museu, tornando-se um grande atrativo da cidade. A previsão é que as duas réplicas sejam entregas até fevereiro de 2022.

“É importante ressaltar que essas réplicas, junto com a reforma do Museu que terá novas vitrines, iluminação, ar condicionado, som ambiente e equipamentos de Realidade Virtual e Aumentada, também são provenientes da conquista do título de MIT junto ao governo do Estado, referente à verba direcionada para o turismo em 2019, já que em 2020 não houve repasse devido à pandemia”, afirmou Nelson Mora.