21 SET 2021
SAÚDE
Prefeitura promove série de ações de prevenção ao suicídio e valorização da vida
Taxa de incidência de mortes no município apresenta queda há três anos consecutivos

Para marcar o “Setembro Amarelo – Valorização da Vida” e promover a prevenção ao suicídio como tema relevante, a Prefeitura de Marília promove uma série de ações que envolvem as secretarias municipais da Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, entre outras pastas. As atividades focam tanto o público interno quanto externo.
Em Marília, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, foram registradas 16 mortes por autolesão em 2021, até o início desse mês. No ano passado, foram 20 de janeiro a dezembro. Os números de tentativas de dar fim à própria vida, em geral, são subnotificados.
A cidade é uma das que mais intensificaram esforços para conter a “epidemia” silenciosa. Vale ressaltar que, em termos proporcionais, a taxa de incidência de mortes no município apresenta queda há três anos consecutivos.
Em 2019 foram 9,5 casos a cada 100 mil habitantes. Em 2020 essa proporção ficou em 8,33 e, neste ano [dado parcial], está em 6,6 registros a cada grupo de 100 mil pessoas.

PANDEMIA
De forma especial, os anos de 2020 e 2021 têm sido complexos para a saúde mental e emocional das pessoas em todo o mundo, independentemente de classe social, idade, crença ou profissão.
Por isso, a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP), que lidera esforços globais que envolvem governos e sociedade civil, adotou como tema para este ano a máxima “criando esperança por meio da ação.”
A frase serviu de inspiração ao Centro de Valorização da Vida (CVV) e também ao município de Marília, que ao longo dos 30 dias que marcam o Setembro Amarelo, promove ações que incluam esse conceito.
Conforme defende a organização filantrópica – apoiada pela Prefeitura de Marília –, a ideia é inspirar a atitude, a esperança não-passiva, aquela que provoca movimento e convida para a ação, seja coletiva ou individual.
“Ter esperança, acreditando que é possível, é o primeiro passo, mas não basta por si só. Todos nós podemos fazer parte das mudanças que queremos ver na sociedade, em uma grande corrente pela vida, com atitudes construtivas para enfrentarmos juntos nossos medos e desafios, sempre atentos e dispostos a ajudar quem está mais frágil”, destaca a entidade em Marília, em mensagem à coletividade.

AÇÃO
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informou que executa, a partir desse mês, um projeto de valorização da vida visando a prevenção ao suicídio.
A ação começa com uma palestra que será realizada no dia 30 em local a ser definido. A iniciativa envolve serviços de Assistência Social, Saúde, Educação e outros setores públicos e privados que podem trabalhar a prevenção.
O projeto engloba ainda parceria com o CVV, com foco em palestras para prevenção da automutilação, depressão e outros agravos, além da divulgação de material gráfico e cursos de capacitação de voluntários.
A Secretaria de Assistência Social conta com o apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que destinou recursos para este projeto.
A Secretaria da Saúde realiza ações por meio dos serviços de acolhimento, como nas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Com-Viver, para adultos, e o Catavento, que atende crianças e adolescentes.

VALORIZAÇÃO DA VIDA
O Centro de Valorização da Vida (CVV) conta com voluntários 24 horas por dia, para ouvir pessoas que têm a necessidade de serem ouvidas, com respeito e sem julgamentos.
O contato pode ser feito pelo telefone 188 ou pelos outros canais disponíveis no site.

SERVIÇOS PÚBLICOS SOBRE A VALORIZAÇÃO DA VIDA
Caps Com-Viver – (14) 3451-4028
Caps-i (Infantil) Catavento – (14) 3451-1660
Caps AD (Álcool e outras drogas) – (14) 3433-8606
Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família e UBSs)
Emergência: SAMU 192, UPA Norte, PA Sul, Pronto Socorro e Hospitais.

Texto: Site Marília Notícia