21 SET 2021
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
AMEI brilha nas Paralimpíadas Universitárias 2021, conquista 13 ouros e bate dois recordes brasileiros
Jenifer Azevedo quebrou o recorde nacional nas provas do lançamento de dardo e no arremesso de peso

Depois de quase dois anos sem participar de nenhuma competição, devido à pandemia da Covid-19, no último final de semana, dias 18 e 19 de setembro, os atletas da AMEI (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos) disputaram as Paralimpíadas Universitárias e deram um verdadeiro show.
A competição ocorreu em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, e contou até com atletas que recentemente estiveram em Tóquio, como Alessandro Silva, Ana Karolina Soares e Thalita Simplício. O evento contou com 382 atletas, que representaram 180 instituições de ensino superior nas disputas de sete modalidades.
Ao todo foram 13 medalhas de ouro conquistadas pelos atletas da AMEI e dois recordes brasileiros estabelecidos.
O atleta Juliano Alves, aluno de psicologia da Unimar, venceu as provas dos 100, 200 e 400 metros rasos, classe T53.
Jenifer Azevedo, também estudante de psicologia da Unimar, não só conquistou três medalhas de ouro como estabeleceu dois novos recordes brasileiros. A atleta, que é deficiente visual e compete na classe F13, venceu as provas do lançamento de disco, lançamento de dardo e arremesso de peso. Os recordes foram estabelecidos nas provas do lançamento de dardo e no arremesso de peso.
O outro representante da Unimar foi o nadador da classe S6, Ramon Dantas, discente de Educação Física. Ramon ficou com o 4º lugar nos 100 metros costas, 5º nos 100 metros livres e 6º nos 50 metros livres.
A representante da FAIP foi Beatriz Barbosa, discente de Fisioterapia e nadadora da classe S8. Beatriz venceu as três provas que disputou: 50 e 100 metros livres, além dos 100 metros borboletas.
Já os judocas Guilherme Sousa e Rebeca Silva, ambos moradores de São Bernardo do Campo e discentes do curso de Educação Física da UniSant’Anna, venceram as duas categorias que disputaram. Rebeca ficou com o ouro na categoria absoluto e na categoria para atletas com mais de 70 kg. Guilherme ficou com o ouro na categoria absoluto mais de 73 kg e individual no menos de 93 kg.
Para o coordenador da AMEI, Celso Parolisi Filho, o resultado foi surpreendente. “Confesso que fiquei surpreso com os resultados dos nossos atletas, depois de tanto tempo sem disputarem uma competição oficial. Tantas medalhas conquistadas mostra que estamos no caminho certo. Porém, o mais importante para nós não são as medalhas e sim poder vivenciar de perto o crescimento dos nossos alunos e notar que estão se tornando pessoas incríveis. Logo vão se formar em seus respectivos cursos e se tornarão excelentes profissionais que farão a diferença na sociedade, não tenho dúvidas disso.”
A AMEI contou com o apoio das respectivas instituições de ensino e da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude para a disputa dessa competição.