01 OUT 2021
SAÚDE
Pesquisa para “Estudo de evolução e Prevalência de Infecção por Coronavírus” está sendo realizada em Marília

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Campinas, em conjunto com a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas( e a UFPel (Universidade Federal de Pelotas) estão coordenando o Projeto EPICOVID-19/SP - “Estudo de evolução e Prevalência de Infecção por Coronavírus em São Paulo”.

A execução dos trabalhos em campo está a cargo do IPEC – Inteligência em Pesquisa e Consultoria. A Pesquisa será realizada entre os dias 30 de Setembro e 3 de Outubro de 2021 em Marília.

Ela tem como objetivo estimar o número de pessoas infectadas pelo Coronavírus em 11 municípios do Estado de São Paulo, identificar os grupos profissionais mais expostos na pandemia, novas variantes do coronavírus, aspectos sobre a vacinação, entre outros.

Os resultados vão orientar atuação do MPT em inquéritos e políticas de Vigilância Sanitária. Veja os principais aspectos da logística e método de estudo:

• Em cada município serão entrevistados e testados 500 moradores, um por domicílio.
• Além de uma entrevista, será feita uma coleta de sangue por punção digital em papel filtro, para realização do
teste sanguíneo para coronavírus.
• As amostras de sangue coletadas serão encaminhadas para UNICAMP, portanto o resultado não sairá no
momento da entrevista.
• A UNICAMP será responsável por informar os entrevistados sobre o resultado do teste sanguíneo e informar
os casos positivos para os municípios.
• Um profissional da Enfermagem residente no Município dará suporte técnico aos entrevistadores em campo.
• Todos os entrevistadores serão treinados quanto ao método do estudo, coleta de sangue e utilização correta
dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
• Todos os entrevistadores serão testados para COVID-19 e apenas aqueles com resultado negativo irão a
campo.
• O descarte do material infectante será realizado nas Unidades de Saúde do Município conforme
recomendado pelo Ministério da Saúde.
• O IPEC disponibilizará aos participantes um folheto explicativo sobre o projeto.

Todos os entrevistados terão acesso a um termo de consentimento e assentimento. Assim como disponibilizaram uma Central de Atendimento pelo telefone (0800 0800 5000) e (19) 3254-6714 para maiores esclarecimentos.