18 OUT 2021
PARCERIAS
Projeto Social “Sangue Bom” resgata a “velha infância” no Jardim Julieta
Projeto, com apoio da Prefeitura, objetiva ocupar áreas públicas com participação popular

No último dia 12 de outubro, o Projeto Social “Sangue Bom”, desenvolvido no jardim Julieta, zona norte da cidade, apresentou à população os resultados de dois anos de trabalhos desenvolvidos em área pública destinada a sistema de lazer.
O projeto tem apoio da Prefeitura de Marília, através do “Programa Adote Uma Praça”, (Lei 8241/2018), que objetiva ocupar áreas públicas com participação popular, desenvolvendo projetos que permitam ações socioambientais, impactando positivamente na qualidade de vida da população.
O coordenador do projeto, Thiago Felipe de Campos destaca o apoio da Prefeitura e a importância do envolvimento popular para o sucesso da ação.
“Há exatos dois anos iniciamos a limpeza desta área que sofria com as queimadas urbanas e abrigava animais nocivos e peçonhentos, como escorpiões, cobras, aranhas, ratos e o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela e Chikungunya. Este imenso sistema de lazer, pouco a pouco foi sendo ocupado pela população, que entendeu a importância em cuidarmos dos espaços públicos destinados ao uso comum para desenvolvimento de práticas esportivas, lazer e bom convívio social. Construímos um campo de futebol de terra, à moda antiga, e uma quadra de vôlei e futevôlei de areia. Através de rifas, instalamos um playground, e, com apoio da Prefeitura, conseguimos adquirir uma academia ao ar livre, doada pela Unimed. Ainda, iniciamos uma horta urbana e uma pista de mountain bike. Para lazer dos pais, iniciamos a construção de dois tanques para criação de peixes, faremos um campo de bocha e estamos plantando centenas de árvores, que já estão atraindo pássaros e saguis. Neste Dia das Crianças, assim como no ano passado, instalamos diversos brinquedos para entretenimento das famílias, mas sem esquecer as velhas brincadeiras, como escorregar no barranco com sabão na lona. Foram distribuídos muitos doces, balas, bolos, refrigerantes, algodão doce, pipoca, cachorro-quente, e tivemos cortes de cabelos gratuitos e música ao vivo. Ainda, o Corpo de Bombeiros esteve presente, enriquecendo a ação. O local, antes abandonado, hoje, através da soma de esforços, tornou-se um grande centro de entretenimento da população do jardim Julieta e bairros próximos, permitindo às famílias terem um momento de lazer e descontração, longe das tecnologias, resgatando a velha infância sadia”, disse o coordenador.
O chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, relata a importância do envolvimento popular nas melhorias em seus bairros: “A população tem valorizado muito estas ações, que limpam áreas ociosas e ocupam-nas com projetos socioambientais e práticas esportivas. Estamos firmes em desenvolver parcerias que ajudem a resgatar jogos antigos e brincadeiras que permitam à população reviver a velha infância, onde se jogava futebol e vôlei em campos e quadras de areia, pulava-se cordas, soltava-se pipas, jogava-se bolinhas de gude, havia corridas de saco, e outras brincadeiras que afastam um pouco as crianças das tecnologias atuais. Ações simples têm permitido as crianças correrem, pularem, conviverem socialmente, desenvolvendo a capacidade de interação social, que ajudará na formação de adultos capazes de relacionarem-se com outras pessoas, tornando-os mais tolerantes e empáticos.”
O Projeto Sangue Bom tem apoio da Prefeitura de Marília, através da Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude e Secretaria da Cultura.
A área “Quebrada do Terrão” onde está sendo desenvolvido o Projeto Social “Sangue Bom” foi adotada pelo coordenador Thiago Felipe de Campos, através do Programa Adote Uma Praça, permitindo legalmente o desenvolvimento destas ações, em benefício a toda comunidade.