07 FEV 2019
Ecofeira Vivamais comemora um ano e terá atrações para a família mariliense

Feira acontece todas às quartas-feiras, das 16h às 20h, sendo que no próximo dia 13 terá programação especial com várias atrações

A Ecofeira Vivamais, promovida pela Associação dos Pequenos Produtores Agroecológicos de Marília e Região, com total apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretaria da Cultura, está completando um ano e preparou uma programação especial para a próxima quarta-feira (13), a partir das 16h, no Espaço Cultural e de Lazer Ezequiel Bambini, na avenida Sampaio Vidal, 1066, no centro da cidade.

A feira acontece todas às quartas-feiras, das 16h às 20h, no Espaço Cultural, sendo que no próximo dia 13 terá programação especial com várias atrações, incluindo apresentação musical de MPB, pula-pula, algodão doce e pipoca para as crianças.

A Ecofeira Vivamais é a primeira feira de pequenos produtores rurais de Marília e Região que não fazem uso de agrotóxicos e já conta com produtores orgânicos certificados pelo Ministério da Agricultura.

O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ricardo Cavichioli Scaglion, convida a população em geral para participar das comemorações de um ano da feira.

“Temos muito a comemorar, pois é uma dupla vitória: colaborar para a saúde e qualidade de vida, bem como incentivar os investimentos na agricultura local. Convidamos a população a prestigiar a Ecofeira Vivamais às quartas-feiras, sendo que na próxima do dia 13 teremos muitas atrações para a comunidade”, disse o secretário.

Ricardo destaca a variedade e a qualidade dos produtos. “São diversos produtos de hortifruti e derivados lácteo, na linha orgânica, ou seja, sem qualquer tipo de agrotóxico. Vários produtos têm embalagem a vácuo e com rotulagem. O diferencial realmente é grande e convido a população a conferir de perto esse trabalho, podendo levar para casa produtos de qualidade garantida.”

AGROTÓXICOS

Segundo as pesquisas e dados, o Brasil lidera o ranking de maior consumidor de agrotóxico do mundo. São 500 mil toneladas por ano, sete litros para cada brasileiro. Cerca de 1.800 agrotóxicos são liberados no país. Multinacionais faturam 10 bilhões de dólares por ano vendendo agrotóxicos no Brasil.

Há uma grande demanda da sociedade por segurança alimentar e nutricional, que significa “garantir, a todos, condições de acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente, de modo permanente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, com base em práticas alimentares saudáveis, contribuindo, assim, para uma existência digna, em um contexto de desenvolvimento integral da pessoa”.

Essa é a definição mais vigente de Segurança Alimentar no Brasil. Ela foi construída por ocasião da elaboração do documento brasileiro para a Cúpula Mundial de Alimentação, por representantes do governo e da sociedade civil. “Apoie a agricultura da nossa cidade. Apoie a nossa Segurança Alimentar”, finalizou o secretário.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM