06 FEV 2019
Marília é oficialmente reconhecida como MIT pela Assembleia Legislativa

Cidade agora tenta aprovar projeto da Praça do Mirante para receber o recurso estadual

A cidade de Marília foi oficializada nesta terça-feira (5), em sessão extraordinária da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), como MIT (Município de Interesse Turístico), o que possibilita o recebimento de recursos para aplicação em projetos de infraestrutura turística.

Além de Marília, outras 42 cidades do estado foram classificadas como MIT, entre elas, Garça. As outras foram: Adamantina, Adolfo, Anhembi, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Barra do Turvo, Bebedouro, Bocaina, Botucatu, Divinolândia, Dois Córregos, Guaíra, Ibirarema, Icém, Igarapava, Indiaporã, Ipeúna, Itapeva, Itaporanga, Itariri, Itirapina, Jaboticabal, Jarinu, Juquiá, Lavrinhas, Mogi Mirim, Palmeira D´Oeste, Pauliceia, Pirapora do Bom Jesus, Pongaí, Porto Ferreira, Santa Albertina, Santa Clara D´Oeste, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São Manuel, Timburi, Três Fronteiras, Valentim Gentil e Votorantim.

Com a aprovação do Projeto de Lei nº 1188, de autoria do deputado estadual João Caramez, Marília já fica apta a receber recursos do Governo para investimento na área de turismo – em 2018 o recurso foi de R$ 595 mil para as cidades que já eram MITs.

O próximo passo agora para o recebimento do recurso será conseguir a aprovação do projeto “Praça do Mirante”, que será construída entre a Via Expressa Sampaio Vidal e rua Augusto Genta, compreendendo as ruas Guido Cola e Maria Furlaneto,na zona sul da cidade, sendo este o primeiro a ser contemplado com esse recurso.

O projeto foi feito pelo arquiteto Manoel Ortiz, da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, que realizou as imagens em perspectiva do local, aguardando aprovação pelo Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas) e pela CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços).

O prefeito Daniel Alonso comemorou a conquista de Marília como MIT. “Foi mais uma grande conquista para a nossa cidade e estamos muito felizes. Como Município de Interesse Turístico, Marília fica apta a receber recursos do governo estadual assim que tiver seus projetos aprovados pelos órgãos competentes. Agradeço ao deputado João Caramez e aos secretários Cassinho e Nelson Mora pelo empenho para que esse reconhecimento fosse oficializado.”

Cássio Luiz Pinto Júnior, atual secretário municipal da Administração e ex-secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, foi quem solicitou o reconhecimento de Marília como MIT e estava bastante feliz com a aprovação do projeto.

“Na terça-feira recebi um telefonema do deputado João Caramez informando sobre a votação na Alesp. Fiquei muito feliz, pois a gente vinha nesta luta desde o final de 2013 e agora podemos comemorar Marília como MIT. Só temos que agradecer o apoio do deputado e à ajuda valorosa de muitas entidades e pessoas apaixonadas pela cidade e pelo turismo receptivo”, afirmou Cassinho.

O atual secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, destacou a conquista da cidade. “Estamos felizes por mais esta conquista de Marília. Além de ser a Capital Nacional do Alimento, agora é também Município de Interesse Turístico. Parabenizo todo o esforço do prefeito Daniel Alonso, do secretário Cassinho e vamos dar sequência aos projetos para termos mais este recurso à disposição da cidade.”