01 ABR 2022
SECRETARIAS
MATERIA ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO - Aos 93 anos, Marília vive o seu melhor momento

Ao completar 93 anos, Marília vive o seu melhor momento. O trabalho duro e a superação com coragem dos desafios têm levado o município ao rumo certo, ainda com garra de fazer muito mais.

“Estamos trabalhando em todas as frentes para vencer os desafios do presente rumo ao desenvolvimento, com o intuito de construir uma melhor cidade nos próximos anos para todos, já que o futuro começa agora”, destaca o prefeito Daniel Alonso.

Na infraestrutura, um dos destaques é a melhoria na iluminação pública, com instalação de lâmpadas de LED por toda a cidade. Até o final de março, mais de 22 mil pontos de luz já foram modernizados, o que significa uma cobertura de 64% das vias públicas. Com todas essas substituições, a média de economia em energia elétrica já chega a 50%.

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) 100% pronta, por sua vez, alçou Marília a um outro patamar. A Cidade do Saneamento deu um salto na saúde e se credencia no aspecto econômico para atrair uma série de investimentos, ao oferecer essa infraestrutura tão essencial para proporcionar maior bem estar às pessoas.

Na economia, mesmo frente à maior crise do século, Marília se superou e celebrou alta de empregos formais. Em 2020, primeiro ano da pandemia, o município registrou um saldo positivo de 1.406 vagas, desempenho semelhante ao ano anterior, 1.607. No ano passado, no entanto, o saldo positivo alcançou 4.487 vagas formais de trabalho. Esses números representam a diferença entre admissões e desligamentos.

E a futura instalação do Parque Tecnológico de Marília já movimenta a cidade. A área, localizada no distrito de Lácio, tem cerca de 200 mil m², sendo que o investimento pode chegar a quase R$ 30 milhões. Nesse ambiente inovador, serão instaladas diversas empresas de segmentos diferentes, com a tecnologia como ponto focal de seus negócios.

A sustentabilidade foi outro destaque para o município. Marília repetiu a nota máxima no ranking Município Verde Azul e mantém-se na liderança em 2022 sobre o tema, destacando-se entre as cidades do Estado. E a evolução não para: vem aí, em breve, a nova usina do lixo, que deverá resolver de vez uma questão histórica na cidade – a destinação e a reciclagem dos resíduos.

Na área social, a Prefeitura está prestes a inaugurar duas unidades do Nosso Prato, restaurante a preços populares, localizadas em duas regiões distintas da cidade.

RECONHECIMENTO

Toda essa gestão eficiente tem tido reconhecimento do governo do Estado. Marília conquistou o 1º lugar em Gestão Pública Eficiente entre as cidades paulistas com mais de 100 mil habitantes, dentro do Programa Parcerias Municipais 2021, realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional.

A posição veio pelo fato de a cidade se destacar em políticas públicas nas áreas de saúde, educação, segurança e desenvolvimento socioeconômico. A premiação estadual foi de R$ 500 mil, após Marília figurar no topo entre mais de 30 cidades.

“Se Marília vive o seu maior momento hoje em desenvolvimento, essa marca é produto de uma parceria entre poder público e a força do seu povo trabalhador”, afirma Cícero do Ceasa, vice-prefeito de Marília.

HISTÓRIA

Em 1923, Antônio Pereira da Silva e seu filho, José Pereira da Silva, foram os pioneiros da região que desbravaram terras próximas aos rios Feio e Peixe, que receberam o nome de Alto Cafezal.

Um deputado da época, Bento de Abreu Sampaio Vidal, loteou o seu patrimônio em 1926. José da Silva Nogueira (Coronel José Braz), por sua vez, loteou suas faixas de terras, iniciando o processo civilizatório em 1927.

Simultaneamente, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro vinha avançando seus trilhos de Piratininga até chegar a Lácio. E de acordo com o esquema dessa companhia, as estradas que iam sendo inauguradas no ramal eram denominadas por ordem alfabética; sendo que o próximo ramal deveria ter seu nome começado pela letra M.

Foram propostos vários nomes, mas Bento de Abreu, em uma de suas viagens de navio à Europa, leu o livro de Tomás Antônio Gonzaga “Marília de Dirceu”, de onde tirou o nome da cidade.

A cidade de Marília, com essa denominação, foi criada pela Lei Estadual nº 2161, de 22 de dezembro de 1926, ainda como um distrito de Cafelândia. Em 1928 foi elevada à categoria de município, por Lei Estadual nº 2320, de 24 de dezembro de 1928. A sua instalação oficial deu-se em 4 de abril de 1929.

No início, a economia de Marília era baseada no cultivo de café que, com o tempo, foi sendo substituído pelo algodão. Graças ao algodão, em 1934 e 1935 foram instaladas as duas primeiras indústrias no município – duas fábricas de óleo.

Com a expansão da industrialização ao interior paulista, houve um aumento da malha ferroviária e rodoviária. Com isso, Marília ligou-se a várias regiões do estado de São Paulo e ao norte do Paraná. Na década de 1940, o município se firmou como polo de desenvolvimento do Oeste Paulista, quando se verificou um grande crescimento urbano e populacional.

Na década de 1970, um novo ciclo industrial se abriu no município, com a instalação de indústrias principalmente nas áreas alimentícia e metalúrgica. Hoje, são mais de 1.000 indústrias de alimentos, que lhe conferem o título de Capital Nacional do Alimento.

Com o crescimento da cidade e a posterior instalação de vários cursos universitários, Marília pôde atrair vários jovens da região, o que ajudou no desenvolvimento do comércio e do setor de serviços do município.

SURPRESA

A tradicional solenidade de hasteamento das bandeiras será realizada nesta segunda-feira, 4 de abril, a partir das 8h, no Paço Municipal. Nesse dia, a Prefeitura promete anunciar uma surpresa com relação ao transporte público da cidade.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM