25 ABR 2022
Ambientalistas, técnicos e autoridades visitam o Parque Terra Sollarium

No último sábado, dia 23 de abril, foi realizado o Café com Ambientalistas no Parque Terra Sollarium, com objetivo de apresentar à categoria os avanços e melhorias realizadas na área e permitir que projetos ambientais sejam agregados no espaço.
Idealizado pelo empresário Marcelo Pelucio, da Teravolt, com apoio da Unimar, Banco Sicredi e Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), em parceria com a Prefeitura de Marília, o Parque Terra Sollarium está revitalizando a Via Expressa do Pombo, na região central da cidade.
Na ocasião, estiveram presentes representantes da Polícia Militar Ambiental, Cades (Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Marília), ONG Origem, Coleta Seletiva EcoEstação, Projetos Plantas e Peixes, AgroFloresta, Doce Futuro, Sangue Bom (Jardim Julieta), jornalistas, professores universitários, empresários, biólogos, engenheiros agrônomos e florestais, arquitetos, ativistas sociais, representantes da Acim e Banco Sicredi, servidores públicos de Vera Cruz e Marília, além do prefeito de Vera Cruz, Rodolfo Silva Davoli, acompanhado pelas vereadoras Cristiane Tinetti (também primeira-dama) e Rosângela Cecília Chaves, a Zanze Chaves.
Marcelo Pelucio, idealizador do Parque Terra Sollarium, destaca a participação coletiva e a importância em ouvir opiniões de ambientalistas para que o projeto seja amplamente sustentável.
“A atual administração tem nos aberto as portas para podermos colaborar com melhorias em nossa cidade. Acreditamos que este é o caminho ideal para o bom desenvolvimento urbano, onde o poder público articula parcerias com a iniciativa privada para ações que tragam melhorias em benefício ao coletivo. A participação popular é essencial para o sucesso de qualquer projeto. Quando convidamos o cidadão a fazer parte das ações, despertamos nele a sensação de pertencer, e este colabora de forma significativa não só durante a transformação do local, mas também nos cuidados posteriores, evitando degradações e vandalismos, já que entende que aquilo lhe pertence, pois é um bem público restaurado com sua participação. Assim, além de melhorarmos a cidade, desenvolvemos a devida consciência da responsabilidade de cada um para que Marília avance de forma sadia e equilibrada, e tenhamos uma cidade mais bela e agradável”, afirmou Pelucio.
Segundo o Chefe do Meio Ambiente e Gestor Ambiental, Cassiano Rodrigues Leite, Marília destaca-se como Município Sustentável, ocupando pelo segundo ano consecutivo a 1ª colocação no ranking sobre o tema do Programa Município Verde Azul, devido a esta grande articulação realizada entre o poder público e a iniciativa privada, com ampla participação popular.
“Buscamos equilibrar nosso meio ambiente, corrigindo erros passados, assumindo responsabilidades e enfrentando desafios. Identificamos e estamos protegendo as nossas nascentes, construímos as estações de tratamento de esgoto, estamos arborizando as áreas públicas urbanas, com a meta de plantar 100 mil árvores até o final desta administração, iniciamos a coleta seletiva, desenvolvemos grandiosos projetos que visam cumprir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU, conseguimos atrair empresários e a população para colaborar nessa frente sustentável que está ocorrendo em Marília. Os resultados já aparecem, através da certificação ambiental do município junto ao Governo Estadual. Agora, articulamos com cidades vizinhas, a fim de que toda nossa região acompanhe esse ritmo, e tenhamos um meio ambiente regional modelo em nosso estado”, disse Cassiano.
O Parque Terra Sollarium está revitalizando a Via Expressa do Pombo, criada para interligar a antiga rodoviária na Avenida Santo Antônio até a rodovia do Contorno.
A área está recebendo paisagismo e servirá como local para atividades esportivas, culturais, ambientais, educacionais e boa convivência social. Feiras temáticas, exposições, danças, educação ambiental, ciclismo, playground, dentre outras atividades farão parte das ações diárias a serem desenvolvidas no espaço, totalmente iluminado com uso de energia solar. Para mais informações, acesse: www.terrasollarium.com.br ou www.parqueterra.com.br