18 MAI 2022
SAÚDE
Prefeitura organiza fluxo de atendimento aos dependentes químicos no Programa Recomeço
O Programa envolverá as secretarias da Educação, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Na última segunda-feira, dia 16, no auditório da Prefeitura de Marília (2º andar do Paço Municipal), reuniram-se os representantes das Secretarias de Direitos Humanos, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, DRS (Departamento Regional de Saúde), Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas), Sindimmar (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marília), Comunidades Terapêuticas e Entidades, com a finalidade de organizar e traçar metas para o estabelecimento do fluxo municipal no Programa Recomeço.
O “Programa Recomeço” é uma parceria do Governo do Estado com o intuito de prevenir o uso de álcool e outras substâncias químicas, oferecer tratamento, acolher e reintegrar na sociedade os dependentes químicos e alcoólicos.

O Programa envolverá as secretarias da Educação (orientação nas escolas), Saúde (exames clínicos e psiquiátricos), Assistência e Desenvolvimento Social (acolhimento) e Direitos Humanos (triagem).

O encontro teve as presenças do prefeito Daniel Alonso; do vice-prefeito Cícero do Ceasa; dos secretários municipais Cássio Luiz Pinto Júnior (Saúde), Delegado Wilson Damasceno (Direitos Humanos) e Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social); e da Assistente Técnica de Direção da DRS (Diretoria Regional de Saúde), Maria Madalena.

Estiveram presentes ainda os representantes do COMAD: Pr.Mecenas Francisco, Ana Maria Crepaldi e Luciana Ribeiro da Silva (Diretora da Fundação Casa); as Assistentes Sociais: Ilka Barbosa Ferreira, Angélica Veríssimo (CAPS AD Girassol, HC e FAMEMA), Lucas Vinícius Lourenço (Vice Presidente da Associação Colo de Mãe); a coordenadora do Centro Pop e SEAS – Patrícia Cerqueira Cesar; a coordenadora de Proteção Social e Especial (Centro Pop) – Ana Maria Camponez; Farmacêutica da Prefeitura e DRS – Luciana Isa Rodrigueiro Correa; representantes da Associação Colo de Mãe: Zeninho, Lucimar Vieira e Vagner Luiz Cetulino; a coordenadora de Proteção Social Básica do CRAS – Maria Martins; os representantes do Sindimmar: Ricardo Cardoso Flores e Vanilda Gonçalves de Lima; e a presidente da Associação Canábica Maria Flor – Caroline Marroni.

O dependente químico passará por avaliação clínica e psiquiátrica e, de acordo com o laudo, poderá ser encaminhado para tratamento medicamentoso em casa, comunidades terapêuticas ou clínicas de internação.

O Programa é oferecido gratuitamente para pessoas maiores de 18 anos, homens ou mulheres com problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas, com quadro clínico estabilizado e quadro psiquiátrico não-agudo.

O prefeito Daniel Alonso ressaltou a urgência da adesão do município ao programa, sobretudo diante do aumento de casos e a importância para usuários dependentes do álcool ou outras drogas, como também para suas famílias que buscam a recuperação do ente querido, os quais poderão contar com seu total e irrestrito apoio para que essa parceria com o Estado seja concretizada.

O vice-prefeito Cícero emocionou os participantes com as palavras de incentivo, destacando a importância do apoio social e do sentimento de solidariedade para com os dependentes químicos e familiares.

De acordo com a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, o Programa trará inúmeros benefícios aos dependentes químicos e seus familiares que, em sua maioria, são pessoas carentes e não têm condições de arcar com as custas de um tratamento tão completo.

“A concretização do Programa Recomeço em nossa cidade é a realização de um sonho desde que todos que atuam na implementação de políticas sobre álcool e drogas. Como secretário de Direitos Humanos poder, enfim, prestar atendimento a essa população tão vulnerável, e muitas vezes, invisível para a sociedade é muito gratificante”, afirmou Wilson Damasceno.

O secretário da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, também apoiou o Programa e disse que será destaque em nossa cidade tendo como referência o CAPS Municipal.

Uma orientação muito importante, passada pelo vice-presidente da Associação Colo de Mãe e Assistente Social Lucas Vinícius Lourenço, é a conscientização da população em não dar esmolas, uma vez que esse dinheiro é usado para a compra de bebidas alcoólicas e drogas. “O melhor a se fazer é doar um alimento, seja um salgado disponível nos estabelecimentos próximos, uma marmita, etc.”, disse.

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM