23 MAI 2022
MEIO AMBIENTE
Meio Ambiente realiza visita monitorada com alunos da E.E. Prof. Edson Vianei Alves
Os alunos conheceram uma área de preservação com nascentes localizada próxima à escola, devidamente acompanhados pelos professores, Polícia Militar Ambiental e gestores ambientais do município.

Na última sexta-feira, 20, a Prefeitura de Marília, através da Secretaria do Meio Ambiente realizou aula em campo com os alunos da Escola Estadual Professor Edson Vianei Alves. A ação inicia a campanha de educação ambiental pelos bairros da cidade, com participação dos alunos e professores, visando replicar o conhecimento sobre os cuidados que a população precisa tornar rotina para preservar o meio ambiente.

Vanderlei Dolce, responsável pelo expediente da Secretaria do Meio Ambiente, explica a importância desta ação de educação ambiental:

“Toda ação que reflita em educação ambiental é positiva e traz benefícios ao meio ambiente. Porém, nesta nova modalidade, estamos levando os alunos de escolas a visitas em áreas verdes em seus bairros, para que entendam a importância de preservar e cuidar daquilo que lhes pertence e lhes garantam uma boa saúde e melhor qualidade de vida. Acreditamos que desta forma, em contato direto com a natureza, conseguiremos impactar esses alunos, onde entenderão que queimadas e descartes incorretos trarão malefícios aos seus familiares, assim como cuidar, beneficiará a todos do bairro.” Explica Dolce.

O professor Valmir Porfiro destaca a importância de ações como essa:

“Tivemos uma grande aula, onde nossos alunos aprenderam de forma prática sobre o equilíbrio ambiental e a necessidade da participação deles para que tenhamos um planeta mais saudável. A ideia de realizar aulas de educação ambiental em áreas próximas onde residimos é sensacional, pois conseguimos ensinar sobre os impactos diretos causados aos próprios alunos e seus familiares, quando realizamos danos ao meio ambiente.” – destaca Porfiro.

A bióloga Gabriela Guttier Gava, responsável pela educação ambiental, explica a ação e convida outras escolas a participarem:

“Durante a aula, fizemos uma trilha em meio a uma área verde com nascentes, onde pudemos apresentar acertos e erros causados pela população que frequenta o local. Fizemos a coleta de todo material descartado irregularmente na área e plantamos um pau-brasil celebrando a visita. Falamos da fauna e da flora, demonstrando de forma prática a convivência pacífica quando o ecossistema está em equilíbrio. Ainda, explicamos sobre os impactos ao meio ambiente e à saúde, quando cuidamos bem da natureza. O que nos chamou a atenção foi o interesse dos alunos pelo tema. Perguntas muito bem colocadas e grande curiosidade sobre o meio ambiente nos fizeram entender que este é o caminho a ser seguido para construirmos um planeta melhor para a atual e para as gerações futuras.” Finaliza a bióloga.

Participaram da ação de educação ambiental o Secretário Vanderlei Dolce, os professores Valmir Porfiro, Elaine Camilo e Silvia Costa, as biólogas Patrícia Pereira da Silva e Gabriela Guttier Gava, os gestores ambientais Cassiano Rodrigues Leite e Fernanda Gomes Pereira, a Polícia Militar Ambiental, representada pelo Cabo Mendes e Cabo Almeida, a química do DAEM, Denise Rodrigues dos Santos, e os interlocutores da Programa Município Verde Azul Leandro Silva Rodrigues e Simone Brichi Parolim Macanham.

Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
Há 5 dias
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata
Noticia indice-de-acesso-ao-saneamento-basico-em-marilia-e-maior-que-na-suecia-alemanha-e-outros