03 JUN 2022
DIREITOS HUMANOS
Apoio Psicológico: Secretaria de Direitos Humanos articula terapia à imigrantes e refugiados

Uma parceria entre Secretaria de Direitos Humanos e a Faculdade Católica está visando apoio psicológico gratuito para imigrantes e refugiados através do Núcleo de Apoio Humanitário da secretaria.

Reunião no último dia 13, realizada na Clínica de Psicologia da Faculdade Católica Paulista serviu para entendimentos iniciais para formalizar o projeto de apoio psicológico gratuito aos imigrantes e refugiados.

Estiveram presentes Delegado Wilson Damasceno – Secretário de Direitos Humanos, Eduardo Azevedo – Coordenador do Núcleo de Apoio Humanitário, Prof. Matheus Mancuso – Coordenador do Curso de Psicologia da Faculdade Católica, Luciana A. de Lima – Coordenadora da Clínica/Escola de Psicologia da Faculdade Católica, Prof. Francisco Ramirez – Diretor Acadêmico da Faculdade Católica.

A cidade de Marília conta atualmente com mais de 100 famílias de imigrante e/ou refugiados vindos de diversos países como Chile, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Haiti, República Dominicana, Síria, Líbano, Itália, entre outros.

Devido a essa demanda, a Secretaria de Direitos Humanos, preocupada com a saúde mental dessas pessoas, que estão passando por um grande choque cultural, trabalha pela consolidação desta importante parceria com a Clínica de Psicologia da Faculdade Católica Paulista.

“É fundamental o apoio da Cínica de Psicologia da Faculdade Católica para que haja uma adaptação mais humanizada aos imigrantes que vêm residir em nossa cidade”, disse o Secretário de Direitos Humanos Wilson Damasceno.

Para a Coordenadora do Centro Psicológico de Prática Aplicada (CPPA) – Clínica/Escola de Psicologia da Faculdade Católica Paulista (FACAP), Luciana A. de Lima, essa parceria trará importantes benefícios para comunidade, além de ser gratificante poder proporcionar melhor qualidade psicológica a quem precisa.”
Os atendimentos serão semanais, a princípio para adultos.

“Temos que avançar nos cuidados e acolhimento a imigrantes e refugiados, para que possam integrar de forma plena em nosso município”, finalizou o Prefeito Daniel Alonso.

Interessados poderão se inscrever através do link: https://forms.gle/BU7DYX4GCpgHegrc6 ou diretamente junto ao Núcleo de Apoio Humanitário, na sede da Secretaria de Direitos Humanos, Rua Olavo Bilac nº 369, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone da Secretaria de Direitos Humanos (14)3402-4411.

Versão do Sistema: 3.2.5 - 03/08/2022