04 JUL 2022
DIREITOS HUMANOS
Vice-prefeito Cícero do Ceasa participa da formatura do curso PLAC na FAIP
Solenidade aconteceu no último sábado, dia 2, quando foi realizado o 1º Café das Nações em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado

O vice-prefeito Cícero do Ceasa, representando o prefeito Daniel Alonso, participou no último sábado, dia 2 de julho, na FAIP, da formatura do curso PLAC (Português como Língua de Acolhimento), realizado pelo Neaco (Núcleo de Extensão e Ação Comunitária) da FAIP e pela Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais de Direitos Humanos e da Cultura.
Além da formatura – 27 pessoas concluíram o curso -, aconteceu também o 1º Café das Nações, com a proposta de integração entre imigrantes com pratos brasileiros e pratos típicos oferecidos pelos imigrantes e refugiados de outrora, dentre eles, Italianos, Espanhóis, Japoneses, Sírios, Libaneses e Portugueses que escolheram Marília para residir e cuidar de suas famílias, assim como hoje estão chegando Venezuelanos, Peruanos, Haitianos e Chineses, entre outras nacionalidades.
Além do vice-prefeito Cícero do Ceasa estiveram presentes também os vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara) e Elio Ajeka; os secretários municipais Wilson Damasceno (Direitos Humanos), André Gomes (Cultura), o comandante do 9º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel Mário Sérgio Nonato; e mais Lineth Hiordana Ugarte Bustamante, representante dos imigrantes e refugiados; Marílis Custódio de Lima Machado, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial; e capitão PM Aline Camargo.
As autoridades foram recepcionadas pela Prof.ª Dr.ª Daisy Maria Alonso Shimizu, mantenedora da FAIP; e Tatiane Shimizu, diretora financeira da FAIP; além do coordenador do curso de Pedagogia e do Neaco, Maycon Todescato.
Cícero parabenizou os formados e agradeceu à FAIP pela parceria. “É um curso bastante importante e que vai ajudar muito esses imigrantes que estão em nossa cidade a aprender a língua portuguesa. Agradeço à FAIP por mais essa parceria com a Prefeitura, através das secretarias de Direitos Humanos e da Cultura. Marília é uma cidade acolhedora e solidária, fazendo esse grande trabalho de acolher essas pessoas que deixam seus países.”
NEACO E PLAC
O Núcleo de Extensão e Ação Comunitária (NEACO) da FAIP é responsável por promover e articular as atividades de ensino, pesquisa e extensão de modo a atender as demandas da sociedade, estabelecendo o laço mútuo de contribuição. Assim, o NEACO coordena e apoia programas, projetos, eventos, cursos, prestações de serviço e demais atividades de extensão.
O Português como língua de acolhimento (PLAC) é um projeto visa contribuir com ajuda humanitária, atribuindo atividade educacional na FAIP para assim estar juntos nesta prestação de serviço, onde os imigrantes e refugiados necessitam para poderem dar continuidade na própria vida, e juntamente com toda extensão de sua família.