25 AGO 2022
PARCERIAS
Prefeitura, Artesp e Eixo dão início à duplicação da SP 294 entre Marília e Oriente
O trecho irá receber também marginais, passarelas, viaduto e ciclovia, com previsão de conclusão para maio de 2024

O prefeito Daniel Alonso, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e a Eixo SP Concessionária de Rodovias deram início na manhã desta quinta-feira, dia 25 de agosto, às obras de duplicação da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP 294), entre o km 458 e km 477, no trecho entre Marília e Oriente.
Além do prefeito Daniel Alonso, a cerimônia do início das obras contou com as presenças do secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto; do diretor presidente da Concessionária Eixo SP, Sergio Santillan; e do diretor geral da Artesp, Milton Persoli.
Estiveram presentes ainda o vice-prefeito Cícero do Ceasa; os vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara), Danilo da Saúde e Rogerinho; os prefeitos Gilmar Martins (Parapuã), Carlos Alberto Freire (Iacri) e Fernando Branco Nunes (Quintana); entre outras autoridades militares, civis e municipais.
A obra terá um investimento de R$ 140 milhões e será executada pela Eixo SP, dentro do programa de Concessões Rodoviárias, sob gestão da Artesp, gerando cerca de 500 novos empregos diretos e indiretos, com prazo de conclusão previsto para maio de 2024.
Nesse trecho da SP 294 entre Marília e Oriente, além da duplicação, serão executadas obras para construção de duas marginais – uma entre os km 458 e 463+400m da pista Leste e outra no trecho dos km 461+660m e 463+400m na pista Oeste -; e mais quatro novos dispositivos localizados nos quilômetros 461+50m, 464+60m, 465+980m e 474.
O projeto prevê ainda um viaduto na altura do km 472+500m. A segurança dos pedestres também foi priorizada com a implantação de novas passarelas nos quilômetros 462+400m e 463+600m; além de melhorias na existente no km 472; bem como a construção de sete quilômetros de ciclovias.
O prefeito Daniel Alonso destacou a importância da obra para Marília e região. “É um marco para a nossa cidade e também para a região, sendo hoje um dia histórico para todos nós. Como é importante a gente lidar com pessoas competentes e que atende aos pedidos de melhorias à população em geral. Agradeço também ao Governo do Estado, pois essa obra vai melhorar a segurança e mobilidade para todos que se utilizam dessa rodovia. Só tenho que agradecer a todos que viabilizaram essa importante obra para Marília e toda região. Serão 19 quilômetros de duplicação, construção de marginais, passarelas, viaduto e ciclovia, que trarão mais fluidez, segurança e conforto a todos que passarem pelo local.”
De acordo com o secretário estadual de Logística e Transporte, João Octaviano, “a duplicação da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros vai conferir mais segurança e eficiência a um polo de desenvolvimento extremamente dinâmico e relevante, aliando melhoria da mobilidade e impacto positivo sobre a economia regional.”
Segundo o diretor geral da Artesp, Milton Persoli, “há uma grande expectativa nessa obra, pois a duplicação do trecho entre Marília e Oriente vai dar mais fluidez ao tráfego e a implantação de marginais reduzirá os pontos de entrelaçamento de tráfego urbano com o de longa distância, além de proporcionar mais segurança aos usuários e moradores que circulam pela região.”
O diretor-presidente da Eixo SP, Sérgio Santillan, agradeceu a todos os colaboradores e parceiros da concessionária. “Enfrentamos um grande desafio em meio à pandemia mas, graças ao empenho de todos os nossos colaboradores e também parceiros, estamos vencendo. Agradecemos a todos e não faltará determinação para que possamos entregar mais essa grande melhoria na rodovia.”

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM