13 DEZ 2018
Em visita a distritos, Secretário da Saúde destaca atenção à população rural

Ricardo Mustafá esteve em Amadeu Amaral e Avencas; unidades têm como principal desafio a distância do perímetro urbano de Marília

Em visita às USFs (Unidade Saúde da Família) de Amadeu Amaral e Avencas, nesta quarta-feira (12), o secretário municipal da Saúde de Marília, Ricardo Mustafá, reforçou o compromisso de gestão participativa.

Ele agradeceu o empenho das equipes, que garantem atendimento de qualidade à população. A distância do perímetro urbano exige ainda mais esforço, porém todos os serviços são ofertados com dedicação.

O gestor deu sequência à série de visitas iniciadas na semana passada, quando assumiu a pasta. Mustafá conversou com funcionários e usuários, conheceu as instalações físicas e viu algumas melhorias que precisam ser realizadas.

“Nosso desafio é trabalhar para melhorar sempre porque a população que procura uma unidade de saúde geralmente está com a saúde fragilizada. Então, precisa ser recebida bem, em lugar adequado”, destacou o secretário, que foi acompanhado da apoiadora da Atenção Básica Helaynne Heiko Yoshi Okuyama.

À tarde, Ricardo Mustafá esteve na USF Vila Hípica, na zona sul da cidade, onde participou de uma “roda de conversa” com profissionais de saúde e moradores.

O objetivo do encontro foi tirar dúvidas dos moradores sobre as estações disseminadoras com larvicida, que fazem parte de uma pesquisa da Fundação Fiocruz, desenvolvida em parceria com a Prefeitura, para desenvolver nova técnica contra o mosquito Aedes aegypti.

“Vamos prosseguir fazendo esse reconhecimento das unidades de saúde. Temos cerca de 70 instalações físicas (prédios), sendo 46 UBSs e USFs, e levaremos várias semanas para concluir essa etapa do trabalho, mas precisamos desse contato, necessitamos do diálogo para o bom planejamento”, disse o secretário municipal da Saúde.