05 OUT 2022
Secretaria da Educação promove Encontro Formativo “Infância e suas Linguagens”
Evento contou com a participação dos Professores Coordenadores de todas as escolas de Educação Infantil do Município
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou em suas dependências nos dias 29 e 30 de setembro (quinta e sexta-feira) os encontros formativos intitulados: “Infâncias e suas linguagens”, com participação dos Professores Coordenadores de todas as Unidades Escolares de Educação Infantil do Município de Marília.

Os diálogos oportunizaram a reflexão acerca das Linguagens infantis, por meio da qual as crianças se expressam, sendo elas: Linguagem do Choro, Linguagem dos Gestos, Linguagem dos Cheiros, Linguagem do Desenho, Linguagem da Música e Linguagem das Artes plásticas.

Na quinta-feira, dia 29, foram abordados assuntos referentes às especificidades das crianças de 0 a 3 anos, refletindo acerca do trabalho docente para os bebês e crianças bem pequenas, ministrado pelas assistentes técnicas de área de EMEI Kelly Cardoso Press e Selma Aparecida Locatel.

E na sexta, dia 30, os diálogos se deram por meio das vivências para as crianças de 4 e 5 anos, ministrados pelas assistentes técnicas de área de EMEI Zélia Inez Lázaro Rodrigues  e Talita Santana Maciel, com aprofundamento nas Linguagens Visuais.

Tais ações fazem parte do processo de Implementação da Proposta Curricular para Educação Infantil, embasadas por meio dos Documentos Normativos, tais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, inferindo  nos elementos essenciais, assim os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil pontuam a necessidade da compreensão docente para a Dimensão da Multiplicidade de Experiências  e Linguagens das crianças.

Como destaca a supervisora da Educação Básica Karina Carrião Gomes de Oliveira, “vivemos um momento único com a implementação da nossa Proposta Curricular da Educação Infantil, embasando teoricamente nossos docentes para efetivar a busca por uma prática pedagógica que oportunize que as crianças vivenciem as máximas potencialidades humanas, pois assim como o educador italiano Loris Malaguzzi, nós acreditamos que a criança é feita de cem - “cem linguagens”, cem mundos, cem modos de pensar de jogar e de falar”.

O espaço foi intencionalmente organizado com fotografias, esculturas, objetos, materiais, brinquedos e obras de arte, de modo a repertoriar as experiências infantis.

Foi apresentada a releitura de obras dos artistas brasileiros tais como, Alex Cerveny, Beatriz Milhazes, Chelpa Ferro, Cabelo, Chilpo Meireles, Erika Verzutti, Anita Malfatti, Franz Weissmann, Guto Lacaz, e do artista mariliense Guijo.

O secretário municipal da Educação, Prof. Helter Rogério Bochi, pontua a relevância de tais ações para ampliar o universo cultural docente, sobretudo para o mundo das artes, oportunizando que os meninos e meninas tenham ricas experiências nos espaços escolares.