13 OUT 2022
EDUCAÇÃO
IDEB 2022: Ensino nas escolas municipais de Marília mantém índice superior ao do Estado e do Brasil
Município teve índice de 6,5, superando a média do país (5,9) e do Estado de São Paulo (6,3)
O MEC (Ministério da Educação) realizou, nesse segundo semestre de 2022, a divulgação do IDEB em todo o Brasil. Historicamente o município de Marília se destaca nessa avaliação e, nesse ano, não foi diferente. O índice nacional dos anos iniciais do Ensino Fundamental teve a média 5,9; o Estado de São Paulo 6,3; enquanto as Escolas Municipais de Marília obtiveram o índice de 6,5.

O IDEB é o Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2005, ano em que a Prova Brasil passou a ser aplicada em todas as escolas do país. Essa prova acontece a cada dois anos, sempre em anos pares, mas com dados do ano anterior. Ou seja, embora o resultado foi divulgado em 2022, os dados são referentes ao ano de 2021, período em que as aulas presenciais foram prejudicadas devido a pandemia da COVID 19.

No Estado de São Paulo, em 2019, o índice nos anos iniciais atingiu 6,7 e o município de Marília 7,2. No entanto, como apontado por estudos realizados, com a pandemia e a suspensão das aulas presenciais, já se esperava uma queda em relação aos resultados anteriores.

Diante do cenário da Pandemia, no início do ano de 2020, os educadores da Rede Municipal de Marília se mobilizaram, criando o Programa Educação em Casa. Através de parceria com a Univem construímos uma plataforma para implantação do EAD (Ensino a Distância) e desenvolvemos um repositório de aulas virtuais, com o apoio da Unimar.

As equipes das escolas criaram estratégias para dar atendimento, da melhor forma possível, para todas nossas crianças, ofertando, além das atividades via plataforma, materiais impressos. Houve a criação de um comitê específico da Educação para pautar as ações, com representantes de todos os setores envolvidos.

Além disso, a gestão do executivo, através do Prefeito Daniel Alonso, deu apoio para o desenvolvimento de todas as ações. Porém, mesmo com toda essa organização e trabalho tínhamos a clareza de que teríamos uma queda dos índices de aprendizagem em todo país. Com a divulgação dos resultados ficamos muito satisfeitos, uma vez que mesmo com a diminuição da média nos mantivemos como a quarta maior nota do Estado de São Paulo na categoria das cidades entre 200 e 300 mil habitantes. “Minha gratidão a todos nossos servidores da Educação”, destacou o secretário municipal da Educação, Prof. Helter Bochi.

Dentre as escolas de Marília a maior nota alcançada foi a da EMEF Profª Edméa Braz Rojo Sola, atingindo a média de 7,7; demonstrando o envolvimento de alunos, pais, professores, funcionários e equipe gestora diante a um contexto difícil, onde o envolvimento de cada um tornou-se fundamental para a conquista do índice.

“Mesmo diante das dificuldades enfrentadas, a equipe sempre esteve direcionada com a garantia da aprendizagem dos alunos, que foi o ponto central desse processo. Também direcionamos uma infraestrutura interna para atender os professores que estavam em Home Office e as famílias que precisavam da escola. A união da equipe escolar a cada encontro (virtual ou presencial) para traçar planos de ação e realizar mudanças nas práticas educacionais também foi imprescindível”, destacou a diretora da escola, Denise de Oliveira.

O prefeito Daniel Alonso destacou o desempenho do município: “Marília possui uma trajetória de sucesso na Educação graças ao trabalho comprometido dos mais de 2.000 servidores da rede de ensino. Nosso compromisso é sempre avançar nos investimentos, desenvolvendo Programas como o ‘Leitura em Casa’, lançado esse ano. Foram entregues para cada aluno da rede uma coleção com quatro livros de literatura de ótima qualidade, criteriosamente escolhidos por técnicos, levando em conta os conteúdos específicos para cada faixa etária. Além disso, avançamos no Programa de Merenda Escolar, inauguramos várias Unidades Escolares e estamos promovendo melhorias e ampliação das Unidades já existentes, ofertando novas vagas para o atendimento de crianças a partir de 4 meses de idade. Muitas ações estão sendo planejadas, sempre pensando no melhor atendimento público de qualidade para a população.”

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM