07 DEZ 2018
PARCERIAS
Prefeitura e Polícia Militar realizam formatura do Proerd com 350 alunos

Cerimônia envolveu cinco Emefs e aconteceu na quarta-feira à noite no ginásio do Clube dos Bancários

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior, através da 5ª Companhia da Polícia Militar, realizaram na noite de quarta-feira (5), no ginásio do Clube dos Bancários (Centro Esportivo Mariliense), mais uma formatura do Proerd (Programa Educacional de Prevenção às Drogas e à Violência).

No total foram cerca de 350 formandos, envolvendo alunos de 5º anos de cinco Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental): Prof. Antônio Moral, Nivando Mariano dos Santos, Nicácia Garcia Gil, Paulo Reglus Neves Freire e Reny Pereira Cordeiro.

O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por principal objetivo educar as crianças em seu meio natural que é a escola, tendo os policiais militares como instrutores.

Direcionado em especial aos alunos de 5º ano, o programa ensina habilidades necessárias para manter as crianças longe das drogas, possibilitando o desenvolver de atividades positivas em relação às autoridades e ao respeito às leis.

As lições abordam o trabalho com a autoestima, a tomada de decisões em situações diversas e a civilidade, ensinando técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros em relação ao oferecimento e ao uso das drogas por parte de pessoas estranhas.

A cerimônia de formatura contou com as presenças do secretário municipal de Educação, Prof. Helter Bochi, que representou o prefeito Daniel Alonso; da comandante da 5ª Companhia da Polícia Militar, capitão Ana Cláudia Mathias Oliveira, representando o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior, major PM Mário Sérgio Nonato; da vereadora Profª. Daniela, representando a Câmara Municipal; e dos instrutores Proerd, policiais militares Jorge e Moisés.

Estiveram presentes ainda os diretores das Emefs que participaram do programa: Wilson Batista (Antônio Moral), Marilu Pereira (Nivando Mariano dos Santos), Haydê Armenuy Chekerdemian (auxiliar de direção da Nicácia Garcia Gil), Anderson Leão (Paulo Freire) e Michele Datore (Reny Pereira Cordeiro).

A solenidade, que lotou o ginásio do Clube dos Bancários, teve apresentações da Banda Marcial de Marília, leitura da redação com o tema “O que aprendi com a Proerd” feita pela aluna Lyvia Nonato de Sousa Batista (Emef Antônio Moral), entrega de medalhas e certificados aos formandos, juramento feito pelo aluno Felipe Soares Pontes (Emef Paulo Freire), homenagem aos instrutores Jorge e Moisés e finalizada com a execução da canção Proerd por todos os formandos.

Em suas falas, o secretário Prof. Helter Bochi, a vereadora Profª. Daniela e o capitão Ana Cláudia Mathias Oliveira destacaram a importância do Proerd e o trabalho dos instrutores Jorge e Moisés, que ensinam  técnicas e habilidades para as crianças se manterem longe das drogas, respeitando as autoridades e as leis.