07 DEZ 2018
Encontro com servidores aborda “Humanização do Cuidado em Saúde”

Tema foi explorado pelo enfermeiro Márcio Mielo, superintendente assistencial da Santa Casa de Marília e docente da Famema

Olhar cuidadoso e escuta atenciosa nos serviços de saúde fazem toda diferença para quem enfrenta enfermidades ou busca atendimento preventivo para manter a qualidade de vida. Para reforçar estas práticas, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu um encontro temático para servidores.

A abordagem sobre “Humanização do Cuidado em Saúde” foi conduzida pelo enfermeiro Márcio Mielo, superintendente da área assistencial da Santa Casa de Marília. Participaram supervisores, encarregados e demais profissionais que lideram equipes.

O encontro foi aberto pelo secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá. Ele reforçou que a rede de saúde de Marília já é reconhecida pela qualidade do atendimento e fortalecimento de vínculos com a comunidade. Porém, este é um aspecto que sempre pode ser melhorado.

“Ficamos muito contentes quando a rede é elogiada, quando as pessoas nos falam da presteza e comprometimento do servidor. Nosso desejo é que seja sempre assim, sem nenhuma exceção. Não é fácil, porque as pessoas têm múltiplas necessidades. Todo profissional de saúde é ‘um pouco psicólogo’, mas esse é nosso desafio”, disse.

Mielo relembrou as diretrizes da PNH (Política Nacional de Humanização) e reforçou a necessidade de atenção do trabalhador da saúde para as demais dimensões do ser humano, além da biológica.

“O adoecimento pode estar na dimensão social, pode estar relacionado a outros aspectos da vida, gerando ansiedade e comportamentos indesejáveis na unidade de saúde. Mas, saber ouvir aquela queixa que aparentemente não tem relação com o motivo do atendimento pode fazer a diferença na vida da pessoa e na resolutividade daquele caso”, exemplificou o enfermeiro.

Para contemplar o maior número de servidores e multiplicar a discussão por toda a rede básica e serviços especializados, Mielo fará nova palestra na Secretaria Municipal da Saúde. Ele observa que o tema humanização, mesmo com as políticas de saúde estabelecidas há tempos, é sempre atual e necessário para atualização profissional.

Fotos: Júlio César de Carlis