06 DEZ 2018
SAÚDE
Prefeitura e Unimar: animais de grande porte resgatados vítimas de maus tratos ou acidentes serão tratados no Hospital Veterinário

A Prefeitura de Marília, através da empresa “BG Zangrossi Resgate de Animais”, firmou uma parceria com a Unimar (Universidade de Marília) para que os animais de grande porte resgatados em situação de maus tratos ou acidentes possam receber o tratamento no Hospital Veterinário da Universidade.

O representante da empresa contratada pela Prefeitura, o médico veterinário Ricardo de Almeida Souza, esteve presente no hospital e foi recepcionado pelo coordenador do curso de Medicina Veterinária e membro do CRMV-SP Dr. Fábio Manhoso.

“É a primeira vez que a Prefeitura toma essa iniciativa. É uma ação muito importante. Nós como universidade e tendo uma visão social temos que participar e colaborar”, disse Fábio Manhoso.

De acordo com a parceria e com o termo de cooperação serão atendidos equinos, bovinos e ovinos. Eles serão acolhidos e tratados com um atendimento veterinário especializado no Hospital Veterinário. Logo depois de recuperados os animais seguiram para duas propriedades da empresa para ficarem à disposição dos seus donos (mediante multa) ou doados.

“Temos que elogiar a ação da Prefeitura que está trazendo a responsabilidade para si. É uma ação muito importante no que tange à saúde animal, mas sem dúvida alguma, à saúde e segurança pública também, já que muitos deles são largados e abandonados pelos seus proprietários”, disse o coordenador.

O prefeito Daniel Alonso falou da parceria. “Com certeza a Unimar é o local certo para nos ajudar. Além de outras parcerias temos agora essa que será de grande ajuda. A estrutura do Hospital Veterinário é sem dúvida o que existe de melhor na região. Nossos animais serão muito bem tratados”, disse o chefe do Executivo.

Estiveram presentes também no encontro o corpo clínico do Hospital Veterinário da Unimar, formado além do Profº Coord. Dr. Fábio Manhoso pela Profª Doutora Letícia Peternelli da Silva e o médico veterinário Rodrigo Sávio Mazetto.

COMO FUNCIONA O RESGATE?

Os animais de pequeno porte somente serão recolhidos quando forem vítimas de acidentes, maus tratos ou animais com doenças contagiosas e terminais. Depois de tratados, vacinados e vermifugados serão devolvidos aos donos, doados ou nos locais que foram retirados. Em hipótese alguma animais saudáveis serão recolhidos.

Já os animais de grande porte que estiverem soltos em via pública serão resgatados, microchipados e ficarão à disposição dos proprietários para resgatá-los mediante o pagamento de uma multa.

Na terceira reincidência de abandono do animal, o proprietário não terá mais direito a recuperá-lo e o animal vai para adoção. O animal de grande porte, quando recolhido, será levado para um local próximo da cidade, que não será divulgado por questões de segurança.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM