23 DEZ 2022
Cultura apresenta balanço de atividades do Teatro Municipal no segundo semestre
Setor administrado pela Secretaria da Cultura recebeu público de mais de 24 mil pessoas de julho a dezembro
A Secretaria Municipal da Cultura está divulgando o balanço das atividades do Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello” referente ao segundo semestre de 2022. Segundo dados levantados junto ao Teatro Municipal, de julho a dezembro foram apresentados 87 espetáculos/eventos, sendo que foram realizadas ao todo 97 sessões neste segundo semestre.

Em termos de público atendido, os números são surpreendentes: mais de 24 mil pessoas assistiram aos espetáculos apresentados no Teatro Municipal de Marília no período levantado. Foram exatamente 24.327 pessoas, uma média de 4.054 pessoas por mês neste semestre.

Para o secretário municipal da Cultura, André Gomes, o levantamento de atendimento do Teatro mostra a força dos equipamentos culturais de nossa cidade, bem como o reconhecimento do público do Teatro Municipal como local para acessar a arte, a cultura e ter um momento de entretenimento.

“Esses dados mostram a importância da economia criativa e do setor cultural não apenas em Marília, mas em nível nacional, e em Marília podemos observar esse exemplo do tamanho e da importância do setor público como indutor da economia e de proporcionar a circulação do fazer artístico e cultural em nossa cidade”, afirma Gomes.

Destrinchando em números absolutos, os dados são: em julho, houve um total de 3.330 pessoas atendidas em 12 dias de eventos com 13 sessões. Desse total, sete eventos foram gratuitos com público de 2.167 pessoas, e cinco eventos foram pagos com 1.163 pessoas na plateia.

Em agosto, foram atendidas 3.340 pessoas em nove dias de eventos com 13 sessões no total, sendo quatro eventos gratuitos recebendo 2.102 pessoas e cinco eventos pagos com público de 1.238 pessoas.

No mês de setembro, 3.057 pessoas prestigiaram o Teatro em 13 dias de evento com 14 sessões, sendo seis eventos gratuitos reunindo 1.187 pessoas e sete eventos pagos levando um público de 1.870 pessoas ao Teatro.

Por sua vez, o mês de outubro já demonstrou uma tendência de alta em eventos, como é costume no final de ano, atendendo 3.832 pessoas em 16 dias de evento com 16 sessões. Desse total, 11 eventos foram gratuitos com público de 2.596 pessoas, e cinco eventos foram pagos com plateia de 1.236 pessoas.

O mês de novembro já reflete as apresentações de final de ano das academias de dança da cidade. O público total foi de 5.484 pessoas em 20 dias de evento com 22 sessões, sendo que foram 5 eventos gratuitos com 1.401 pessoas, e 15 eventos pagos reunindo 4.083 pessoas.

Finalmente, o mês de dezembro encerra o ano de 2022 totalizando 5.284 pessoas em 17 dias de evento e 19 sessões. Desse total, foram nove eventos gratuitos com 1.919 pessoas, e oito eventos pagos com público de 3.365 pessoas.

Esse tipo de levantamento é inédito desde a reinauguração do Teatro Municipal, em 2016, mostrando a importância do atendimento do setor público na área cultural, especificamente no Teatro.

Para William Lima, Supervisor do Teatro Municipal, esses dados trazem a volta por cima do setor criativo desde o início da pandemia de Covid-19.
“Esse ano foi de resgate de projetos que estavam engavetados pelas restrições da pandemia, e é gratificante saber que toda nossa equipe pôde colaborar para esses espetáculos acontecerem. O fazer artístico é um processo colaborativo, o público merece ter acesso à arte, e os artistas também merecem ter esse momento de voltarem ao palco do Municipal”, avalia o supervisor William Lima.

Para o perfeito funcionamento desse equipamento cultural, além de William Lima, o Teatro conta com mais duas servidoras efetivas, Gisele Gally e Renata Romualdo, e também com o técnico de som e iluminação terceirizado, Rafael Venâncio. Além dessa equipe fixa, servidores de outros setores da Secretaria da Cultura se revezam nos plantões para atender os eventos.

“A equipe do Teatro se desdobra e entrega um trabalho de excelência para o público e para os artistas que se apresentam, e contam sempre com o suporte de servidores dos diversos setores da Secretaria. Agradeço a todos os nossos servidores e servidoras que fazem as artes cênicas acontecerem nesse belo cartão-postal que é nosso Teatro Municipal”, finaliza André Gomes.