04 JAN 2023
Marília está entre os municípios que receberam o Prêmio Luiza Matida
Premiação aconteceu durante a 7ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita
Marília foi um dos 73 municípios do Estado de São Paulo que recebeu o Prêmio Luiza Matida por atingir indicadores selecionados para a redução ou eliminação da transmissão vertical do HIV e/ou sífilis.

A premiação aconteceu durante a 7ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita, realizada no último dia 5 de dezembro, no Centro de Convenções Ibirapuera, em São Paulo.

A Semana Paulista teve por objetivo discutir os desafios no enfrentamento da sífilis congênita como um problema de saúde pública no estado, além de apresentar experiências exitosas desenvolvidas no território, visando à eliminação desse agravo.

Do GVE (Grupos de Vigilância Epidemiológica) de Marília foram premiados também os municípios de Adamantina, Herculândia, Lucélia, Osvaldo Cruz, Pompeia e Tupã.
O prêmio Luiza Matida, idealizado pelo Programa Estadual DST/Aids-SP, é uma homenagem à falecida médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida.

Os representantes de cada território receberam troféus simbólicos das mãos de profissionais e gestores de saúde, entre eles Dr. Gerson Pereira, médico epidemiologista e diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), do Ministério da Saúde (MS).

O secretário municipal da Saúde de Marília, Dr. Sérgio Nechar, destacou a conquista do prêmio. “Estamos muito felizes, pois o prêmio Luiza Matida é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos municípios, através de ações estratégicas para a eliminação da transmissão vertical do HIV e sífilis no Programa Estadual de DST/Aids. E Marília foi um dos municípios premiados, comprovando que o nosso trabalho está trazendo resultados positivos.”