04 DEZ 2018
CULTURA

Mostra teatral apresenta resultados do Projeto que ofereceu aulas gratuitas durante todo o ano

O projeto Teatro da Cidade, programa da Secretaria Municipal da Cultura de Marília, realiza de 5 a 9 de dezembro, a mostra final de espetáculos de 2018.

As apresentações acontecerão no Teatro Municipal, são gratuitas e solicitam a doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível, exceto no dia 6, quando o pedido é 1 kg de ração canina.

“Esse ano o projeto teve relevante ampliação com o aumento de vagas oferecidas e a contratação de novos arte-educadores, o que resulta em um trabalho muito mais próximo de cada aluno e intensivo na formação de cada um deles”, destaca Márcio Martins, diretor geral do programa.

O programa conta com os professores: Márcio Martins (Turma Melhor Idade), Letícia Rodrigues (Turma pré juvenil),  Gonzalo Perez (Turma Jovem), Calu Monteiro (Turma Adulta), Letícia Rodrigues Clarisse Zan e Wiliam Mendonça (Turma Infantil).

“O projeto Teatro da Cidade é uma proposta idealizada na nossa gestão em 2012 e é com muito orgulho que podemos dar continuidade a esse projeto cultural e social instituído em nossa cidade com relevantes resultados em todos os quesitos. O projeto busca fomentar a criação artística na cidade e trata-se de uma excelente oportunidade para que as pessoas conheçam suas potencialidades e tenham uma experiência teatral e expressiva”, ressalta o secretário municipal da Cultura, André Gomes.

Para mais informações sobre a agenda cultural da Prefeitura Municipal, basta curtir a página da Secretaria Municipal da Cultura de Marília no facebook ou seguir as notícias do Blog culturamarilia.blogspot.com.br . O telefone de contato da Secretaria é 14-3402-6600.

SOBRE O PROJETO

O projeto Teatro da Cidade é um programa da Secretaria Municipal da Cultura, que objetiva a formação e difusão cultural e oferece aulas gratuitas de teatro. As inscrições se abrem sempre no início do ano e contemplam várias faixas etárias, a partir de 6 anos de idade até a melhor idade.

Com aulas semanais, as atividades têm início em fevereiro e duram dez meses, finalizando com a montagem de uma obra teatral por turma.

Segundo Márcio Martins, diretor do projeto, “o programa tem o intuito de conduzir os alunos para um processo de apropriação do fazer teatral, possibilitando ao aluno do Projeto Teatro da Cidade ser o ator sujeito do jogo e ao mesmo tempo capaz de pensar a encenação como criador”.

O objetivo principal é socializar o pensar artístico para que os participantes possam melhor fluir o bem cultural, assim como criar as suas próprias manifestações artísticas.

Através de jogos teatrais e dinâmicas, o programa busca promover a dialética, trabalhando os sentidos motores, psicológicos, o pensar, criar e executar, somando tudo isso as potencialidades já existentes em cada indivíduo.

Os alunos são inspirados pela linguagem do teatro para um processo de elaboração de ideias, e questões para assim transformá-las e manifestá-las cenicamente usando recursos que só o teatro tem; como trabalho corporal, voz, articulação entre outros.

Confira a programação de apresentações do Teatro da Cidade:

Dia 05/12 Turma Melhor Idade

Espetáculo “Velho eu?”

Classificação livre.

Dia 06/12 Turma Pré-Juvenil

Espetáculo “Além do subsolo”

Horário 20h

Entrada 1 kg de ração canina (doação para a ONG SPADES, que cuida de cachorros abandonados).

Classificação 12 anos.

Dia 07/12 Turma Jovem

Espetáculo “A casa de Bernalda Alba”

Classificação 12 anos