21 MAR 2023
EDUCAÇÃO
AMPARO Prefeito de Marília Daniel Alonso garante o transporte de mais de 70% dos aprendizes matriculados em 2023 no Espaço Potencial
Entidade voltada ao atendimento de crianças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista projeta 250 assistidos no decorrer deste ano

Mais de 70% dos aprendizes matriculados em 2023 no Espaço Potencial, entidade de Marília especializada no atendimento às crianças diagnosticadas com TEA (transtorno do espectro autista), são transportados pela rede municipal de transporte escolar. Em decisão do prefeito Daniel Alonso, o secretário municipal de Educação, professor Helter Bochi, disponibilizou para a entidade três veículos tipo van e dois ônibus. “Implantamos a oferta deste serviço essencial como uma forma de proporcionar mais qualidade de vida e conforto às famílias das crianças e adolescentes marilienses atendidos pelo Potencial”, informou o chefe do Poder Executivo de Marília. Daniel Alonso explicou que a condição de TEA requer aos motoristas escalados para a frota colocada à disposição da entidade um permanente treinamento.

“Os nossos motoristas estão em constante capacitação, recebendo com muita frequência o aperfeiçoamento para amparar todos os passageiros com ampla atenção e muito cuidado”, afirmou ao garantir apoio à demanda do Espaço Potencial.

De acordo com as informações do secretário municipal de Educação, professor Helter Bochi, o transporte escolar para os atendidos da entidade ocorre desde o início dos trabalhos do espaço, em 2010. “São 13 anos desta parceria exitosa e agora em 2023 o Município de Marília está garantindo o transporte escolar para mais de 70% dos assistidos. Por determinação do prefeito Daniel Alonso a Prefeitura de Marília continua assegurando o transporte ao Espaço Potencial de 73,6% dos matriculados”, considerou o secretário municipal da Educação, quando esteve na entidade e foi recebido pelas coordenadoras Lourdes Santos e Érica de Souza Navarro. O Espaço Potencial assiste no contraturno escolar crianças de 1,6 ano a 16 anos. As atividades no período da manhã começam às 7h30 e terminam às 11h30 e à tarde das 13h00 às 17 horas.

A entidade conta com equipe multiprofissional, que trabalha no formato transdisciplinar, especializados em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e em outros programas com evidências científicas – que garantem maior efetividade no tratamento da pessoa autista. O Espaço Potencial mantém convênio com a Prefeitura Municipal de Marília e parceria com duas importantes instituições de Ensino Superior, a Unimar (Universidade de Marília) e o campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista), para o desenvolvimento de terapias. Cada assistido possui um plano de atendimento individual, supervisionado por profissionais da área comportamental.

Além dos motoristas treinados, em cada veículo acompanha também monitores que auxiliam no transporte de cada passageiro autista. As vans oferecidas pelo Município embarcam os assistidos na porta de suas casas. Os ônibus, por sua vez, passam em pontos estratégicos, agilizando o tempo de transporte e oportunizando autonomia. Da mesma forma, estimula vivências da experiência de embarque para essas crianças e jovens no ganho de novas habilidades.

O secretário municipal Helter Bochi garantiu que o prefeito Daniel Alonso sempre deixa muito evidente e claro o compromisso da sua gestão com o Espaço Potencial. “O prefeito Daniel Alonso trabalha para que essa parceria seja permanente, tanto que vem criando mecanismos legais e específicos para que o convênio entre Município e Espaço Potencial fique consolidado como parte integrante da política pública”.

Os repasses do orçamento municipal para o custeio da entidade, em 12 meses de 2022, representaram quase R$ 2 milhões (R$ 1,893 milhão). Agora em 2023, até a primeira quinzena de março, a gestão municipal de Daniel Alonso transferiu em auxílio para a entidade mais de meio milhão de reais, foram R$ 558,8 mil. “Reajustamos para 2023 o repasse mensal para o Espaço Potencial, chegando a mais de R$ 180 mil, o que significará ao final dos 12 meses do ano, R$ 2,160 milhões em forma de recursos financeiro”, concluiu o prefeito Daniel. Todos os veículos que atendem o Espaço Potencial passam por manutenção frequente.