30 NOV 2018
Com grande participação popular, Prefeitura entrega USF Santa Paula/Marajó

Obra paralisada em 2016 foi retomada e concluída em seis meses pela atual administração

Com a participação de lideranças populares de várias regiões da cidade, moradores, trabalhadores da saúde, vereadores e demais autoridades, a Prefeitura de Marília entregou nesta sexta-feira (30) pela manhã USF (Unidade de Saúde da Família) Santa Paula/Marajó. A estrutura beneficia cerca de 7 mil pessoas.

São 381,36 m² de área construída, em local estratégico, ao lado da escola municipal Nicácia Garcia Gil e do Centro Comunitário. A unidade é equipada com consultórios médicos, odontológicos, sala para procedimentos de enfermagem (papanicolau, vacinas, entre outros), sala multiuso ambientes para reuniões e atividade ao ar livre.

A USF Santa Paula/Marajó terá duas equipes de Saúde da Família, envolvendo 24 profissionais diretos, além do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família). Os trabalhadores já fazem parte da rede e atuavam na “Clínica Família Saudável”, localizada no bairro Jóquei Clube.

É mais facilidade para os moradores, como a dona de casa Debora Marineuza da Silva Amaral, 26 anos, mãe da pequena Rayane Thais, quatro meses. “Fiz o pré-natal nessa unidade de saúde, mas atendia lá no Jóquei. É longe, quando podia eu ia de ônibus, mas nem sempre dava. Agora já estou com consulta marcada aqui para a nenê”, disse.

Michele Alexandre de Souza, 19, sofreu uma fratura na perna, passou por cirurgia e precisará do apoio da unidade para ter os encaminhamentos e se recuperar. “Já cheguei a ir carregada. Mas agora ficou bem mais fácil, perto de casa”, disse.

LEGADO

O prefeito Daniel Alonso anunciou que serão inaugurados, em breve, os prédios construídos para outras três unidades de saúde da cidade: a USF Jardim América IV (zona oeste), Liliana Gonzaga (zona norte) e a USF Maracá (Padre Nóbrega).

Ele lembrou que as conquistas fazem parte do legado da gestão da secretária Kátia Santana, que teve ainda a reforma e “devolução” da UBS Santa Antonieta ao tradicional endereço, a conclusão da UBS Costa e Silva, implantação de duas farmácias municipais (norte e sul) com reestruturação da assistência farmacêutica, bem como a melhoria da frota de ambulâncias, Samu e nova sede do Caps (Centro de Atenção Psicossocial).

Na gestão da secretária Kátia o município ampliou em R$ 900 mil (por ano) o investimento em medicamentos, deu transparência e controlou os índices de dengue e leishmaniose, além de realizar mutirões e ampliar em 100% (dobrar) o número de cirurgias nos hospitais parceiros da Secretaria da Saúde.

O prefeito Daniel Alonso destacou a união e comprometimento da equipe que, efetivamente, administra a cidade. Mencionou também o apoio da Câmara Municipal e dos parceiros, como a Santa Casa, Hospital Unimar, HEM, entre outros, que estão sempre disponíveis para ajudar e resolver grandes gargalos, como na saúde.

“Quem ama Marília de verdade não vive da crítica pela crítica, nem da politicagem barata. Quem está preocupado com Marília trabalha”, disse o prefeito.

Participaram da solenidade diversos secretários municipais, incluindo Ricardo Mustafá, que assume a pasta da Saúde a partir da próxima semana. Compareceram os vereadores Marcos Rezende, Evandro Galete, professora Daniela e José Carlos Albuquerque.

A solenidade foi encerrada com uma apresentação do Coral “Saber Viver”, uma iniciativa do Nasf em parceira com a USF Três Lagos.

Fotos: Mauro Abreu

30/11/2018
Com grande participação popular, Prefeitura entrega USF Santa Paula/Marajó
Fotos da Notícia: Com grande participação popular, Prefeitura entrega USF Santa Paula/Marajó