03 ABR 2023
Crianças de Marília vivem a emoção do circo em show que emociona 120 pessoas
‘Dia do Circo’ realizado pela Emef Professor Antônio Garcia Egéa contou com diversas e criativas atrações circenses
Espetáculo com diversas e criativas atrações circenses realizado pela Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Professor Antônio Garcia Egéa’, localizada no distrito rural de Amadeu Amaral, emocionou uma plateia formada por 120 pessoas, entre convidados, familiares e membros da comunidade escolar. O ‘Dia do Circo’, como foi chamado o evento, aconteceu em 24 de março, em alusão ao Dia do Circo, celebrado em 27 de março - data que homenageia o palhaço Piolin (1827-1973).

As apresentações na Emef de Amadeu Amaral foram preparadas e organizadas pelos estudantes, equipe gestora, docentes e pelos pais dos alunos. “Momento descontraído, com diversas atrações circenses, cheio de alegria, com palhaços, mágicos, contorcionistas, trapezistas, acrobatas, globo da alegria - uma adaptação ao globo da morte - e a encenação teatral da peça musical ‘Os Saltimbancos’”, informou o diretor Anderson Alves Paes.

Ao invés das motocicletas barulhentas - típicas do globo da morte - o globo da alegria da Emef ‘Professor Antônio Garcia Egéa’ contou com acrobacias de bicicletas. ‘Os Saltimbancos’ , fábula musical adaptada para o português pelo compositor e escritor Chico Buarque de Holanda, narra a história de uma trupe circense. O texto original em italiano - ‘I Musicanti’ - foi escrito por Sérgio Bardotti e Luís Enriquez Bacalov. Na década de 1980 foi adaptado para o cinema pelo elenco Os Trapalhões.

“A Educação de Marília é uma das grandes conquistas da nossa gente ao longo dos 94 anos de história. Atividades como a desenvolvida na Emef Professor Antônio Garcia Egéa comprovam o quanto nossas crianças são talentosas e estão em constante crescimento intelectual e aperfeiçoamento em todas as áreas do saber”, afirmou o prefeito de Marília, Daniel Alonso.

Foram realizadas quatro sessões que, ao todo, alcançaram público de 120 telespectadores. Os fundamentos pedagógicos que norteiam o Sistema Municipal de Ensino de Marília partem do pressuposto que a educação contribui para a formação integral dos alunos. Tais fundamentos visam o comprometimento com a construção de múltiplos conhecimentos: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. “Dentro deste contexto, a proposta de trabalho que resultou no espetáculo circense demonstrou a educação sendo construída e compartilhada. Houve todo um trabalho pedagógico realizado por todas as turmas a partir do tema ‘circo’. Quando unimos o trabalho pedagógico com momentos lúdicos, o aprendizado ganha significado todo especial”, ponderou o diretor da Emef de Amadeu Amaral, Anderson Alves Paes.

O secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi, enalteceu a criatividade e dedicação dos professores e alunos da escola Professor Antônio Garcia Egéa, bem como parabenizou os esforços de todos os servidores municipais que cooperaram para a realização do ‘Dia de Circo’. “A rede municipal de ensino de Marília é referência no Brasil e também para outros países. Isso porque dentro das próximas semanas Marília estará recebendo a visita do secretário municipal da cidade japonesa Izumisano justamente para conhecer as atividades pedagógicas, didáticas e toda a estrutura escolar de nossa cidade”, frisou.

Fotos: Divulgação

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-da-educacao-lancam-programa-de
Há 2 dias
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Educação lançam Programa de Educação Alimentar e Nutricional para todas as Emeis e Emefs