11 ABR 2023
EDUCAÇÃO
Secretaria Municipal da Educação emite comunicado tranquilizando pais e comunidade sobre as rotinas escolares
Município orienta pais e responsáveis a monitorarem celulares e redes sociais dos filhos
Comunicado da Secretaria Municipal da Educação de Marília, emitido na manhã desta terça-feira, dia 11 de abril de 2023, tranquiliza pais e membros da comunidade escolar sobre medidas de segurança e procedimentos padrões voltados à proteção de estudantes e servidores da rede municipal de ensino. “Nenhuma unidade escolar da rede municipal de educação foi alvo de invasões ou ameaças armadas”, esclarece a nota. “De forma efetiva”, continua o comunicado, “temos contado com o apoio da Ronda Escolar (Polícia Militar) e Monitoramento por câmeras da Prefeitura Municipal”, observa.

A central operacional de videomonitoramento ‘Ronda Azul’, que funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, fica no piso térreo do Paço Municipal e é composta por 900 câmeras de altíssima qualidade. São 150 pontos diferentes monitorados e em algumas unidades escolares existem até 9 câmeras instaladas. O centro de inteligência e segurança é dotado de monitores e equipamentos modernos, todos sincronizados para a proteção de toda a cidade num trabalho conjugado com os principais órgãos de Segurança Pública - Polícia Militar e Polícia Civil.

Em outro trecho do comunicado oficial da Secretaria Municipal da Educação, o Município informa que: “todos os funcionários das unidades escolares estão atentos a toda e qualquer movimentação contrária à rotina da escola, permanecendo em constante comunicação com a Secretaria Municipal da Educação e Ronda Escolar (Polícia Militar)”.

Por fim, a nota encerra aconselhando pais e responsáveis a monitorarem os celulares, bem como as redes sociais, de seus filhos. “Aconselhamos os pais e ou responsáveis a acompanharem os celulares e redes sociais de seus filhos, e, caso sejam identificadas mensagens suspeitas, procurem os órgãos competentes como forma de garantir a segurança de todos”.

A seguir, confira a Nota de Esclarecimento na íntegra:

A Secretaria Municipal da Educação informa:

1. Nenhuma Unidade Escolar da Rede Municipal da Educação foi alvo de invasões ou ameaças armadas. De forma efetiva temos contado com o apoio da Ronda Escolar (Polícia Militar) e Monitoramento por câmeras da Prefeitura Municipal.

2. Todos os funcionários das Unidades Escolares estão atentos a toda e qualquer movimentação contrária à rotina da escola, permanecendo em constante comunicação com a Secretaria Municipal da Educação e Ronda Escolar.

3. Aconselhamos os pais e/ou responsáveis a acompanharem os celulares e redes sociais de seus filhos, e, caso sejam identificadas mensagens suspeitas, procurem os órgãos competentes como forma de garantir a segurança de todos.

Secretaria Municipal da Educação

Marília, 11.04.2023