12 ABR 2023
Prefeitura marca para este sábado o Dia D de vacinação contra Influenza
Neste dia 15, das 8h às 17h, estarão funcionando 48 das 52 unidades de saúde do município, exclusivamente para vacinação
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, marcou para este sábado, dia 15 de abril, o Dia D de vacinação contra a Influenza (gripe), quando as unidades de saúde estarão abertas para imunizar os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A 25ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início na última segunda-feira, dia 10 de abril, sendo que essa primeira etapa vai até o dia 31 de maio.

Neste sábado (15) estarão abertas 48 das 52 unidades de saúde do município de Marília, das 8h às 17h, exclusivamente para vacinação – apenas as USFs Santa Helena/Fazenda do Estado, Dirceu, Avencas e Amadeu Amaral não estarão funcionando.

O Dia D tem como objetivo principal oferecer mais uma oportunidade à população dos grupos prioritários que, por ventura trabalha de segunda a sexta-feira, poder receber a vacina não só da gripe, como também de Covid e outras do calendário básico, como explica o secretário adjunto da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.

“É mais uma grande oportunidade que Marília estará oferecendo a essa população. Muitas pessoas trabalham de segunda a sexta-feira e não conseguem comparecer à unidade de saúde. Por isso, neste sábado poderão se dirigir com mais tempo para sua unidade de preferência e assim ficar com o esquema vacinal regularizado, aumentando a sua imunidade”, afirmou Dr. Osvaldo.

A responsável pelo Programa Municipal de Imunização, enfermeira Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, disse que mais de 300 profissionais da saúde estarão envolvidos no Dia D.

“Toda a logística já foi definida pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde e teremos mais de 300 profissionais trabalhando neste dia 15, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais. Convido a população desses grupos prioritários para estar numa unidade e receber a vacina da gripe, da Covid e outras que estiverem em atraso”, destacou Juliana.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Os grupos prioritários que podem ser vacinados também no Dia D são os seguintes:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). Deve ser considerado esquema de duas doses para crianças de 6 meses a menores de 9 meses que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para quatro semanas após a primeira dose;

- Trabalhadores da Saúde; - Gestantes e Puérperas; - Trabalhadores da Educação; - Povos indígenas e quilombolas; - Indivíduos com 60 anos ou mais; - Profissionais das forças de segurança e salvamento; - Profissionais das forças armadas; - Pessoas com deficiência física permanente; - Caminhoneiros; - Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; - Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso;

- Trabalhadores portuários; - População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.