12 ABR 2023
SAÚDE
Prefeitura tem realizado série de ações para combater à dengue e população tem papel decisivo nesse controle
Moradores precisam vistoriar os seus quintais e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, tem realizado desde o início do ano uma série de ações em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de combater o avanço da dengue.

As ações envolvem toda a equipe da Vigilância Ambiental (Divisão de Zoonoses), formada pelos agentes de controle de endemias, supervisores de saúde e outros profissionais, que visita as residências, faz o trabalho de remoção mecânica dos criadouros e passa todas as orientações aos moradores.

A supervisora da Vigilância Ambiental, enfermeira Vivian Martinelli Funai, informou que neste sábado, dia 15 de abril, a ação de combate e prevenção à dengue será realizada no cemitério da Saudade.

“O cemitério é sempre um ponto crítico, pois o acúmulo de água nos vasos é grande, o que favorece à proliferação do mosquito. Por isso, temos que estar sempre atentos e rotineiramente temos que eliminar esses focos no local. Além disso, é fundamental que a população também fique atenta aos seus quintais, eliminando todo recipiente que pode ser criadouro do Aedes Aegypti. É uma batalha que exige essas duas frentes: o poder público faz as ações necessárias e os moradores cuidam das suas casas”, disse Vivian.

Já o secretário adjunto da Saúde, médico Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, lembrou que a Prefeitura já tem elaborado um plano de contingência, que também tem por objetivos principais a prevenção e o combate à dengue.

“Esse plano, caso seja necessário, será colocado em prática, com as medidas sendo adotadas de acordo com a demanda, tendo inclusive pólos de atendimento, se os casos atingirem uma proporção em que a rede de atenção primária não consiga absorver. Até o momento, mesmo com o aumento dos casos, as nossas unidades têm conseguido dar conta. Peço também que a população seja a nossa grande parceira nessa luta, fazendo a sua parte, que é manter em ordem os seus imóveis”, afirmou Dr. Osvaldo Ferioli.

De acordo com os dados de notificações da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, até a Semana Epidemiológica 14 (que terminou no último dia 8 de abril) – havia 394 casos da doença. Na Semana 13 (até 1º de abril) eram 352 casos.

“Estamos monitorando toda a situação e realmente está havendo um aumento no número de casos de dengue. Até por isso já temos esse plano de contingência elaborado mas, como a conscientização e o apoio da nossa população, iremos controlar a situação”, disse o secretário adjunto da Saúde.

COMO EVITAR

Para evitar a dengue, deve-se manter um cuidado durante todo o ano, pois qualquer tipo de água parada pode ser o ambiente perfeito para proliferação do mosquito.
Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito, como:

NÃO DEIXE ÁGUA PARADA – Fique sempre atento ao acúmulo de água em recipientes como vasos de plantas, pneus, calhas, latas, entre outros. Utilize terra ou areia em vasos e pratos e mantenha-os limpos.
CAIXAS D'ÁGUA, CISTERNAS E POÇOS - Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.
LIXO, ENTULHO E PNEUS VELHOS - Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.
LIXEIRAS DENTRO E FORA DE CASA - Mantenha as lixeiras tampadas e protegidas da chuva. Feche bem o saco plástico.
CALHAS - Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.
LAJES - Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.
RALOS - Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.
VASILHAS PARA ANIMAIS - Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana.
COLETOR DE ÁGUA DA GELADEIRA E AR-CONDICIONADO - Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.
GARRAFAS - As garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Se guardadas, devem estar em local coberto ou de boca para baixo.

FACILITE O CONTROLE DA DOENÇA - Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

SINTOMAS
Os sintomas da doença são: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos; perda de paladar e apetite; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; manchas e erupções avermelhadas na pele semelhantes ao sarampo; moleza e dor no corpo; e dores musculares intensas, nas articulações e atrás dos olhos.

O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA?
Em caso de suspeita de dengue, procure a Unidade de Saúde mais próxima a sua residência. O rápido diagnóstico é fundamental no tratamento.

DENÚNCIA DE FOCOS:
Se você souber de algum local que não esteja observando as orientações de prevenção contra a dengue, denuncie através da Ouvidoria da Prefeitura de Marília: Telefones: 0800-7766-111 e (14) 99799-6361(Whatsapp); E-mail: [email protected]; e Site: https://www.marilia.sp.gov.br/ouvidoria.

Fotos: Ramon Barbosa Franco